Pelo terceiro ano consecutivo, Viena, na Áustria, foi eleita a melhor cidade para se viver de acordo com o Global Liveability Index 2024 da Economist Intelligence Unit (EIU). O índice, que analisa 173 cidades ao redor do mundo, é baseado em 30 indicadores divididos em categorias como estabilidade, assistência médica, cultura, meio ambiente, educação e infraestrutura.
Critérios de Avaliação do Índice
Os critérios de avaliação do Global Liveability Index são amplos, cobrindo aspectos essenciais da vida urbana. As cidades são classificadas em uma escala de 100 pontos, onde itens como estabilidade e saúde recebem atenção especial. Viena, por exemplo, conseguiu pontuações perfeitas em quatro das cinco categorias analisadas, destacando-se em serviços públicos e riqueza cultural.
Tendências e Desafios Globais
O relatório de 2024 tem mostrado uma tendência de melhoria na habitação, impulsionada por avanços nos cuidados de saúde e na educação, especialmente em países em desenvolvimento. No entanto, essas melhorias são parcialmente ofuscadas por quedas nas pontuações em cidades de países desenvolvidos. Tensões geopolíticas também afetaram negativamente o índice global, com riscos para a estabilidade permanecendo em várias localidades.
Impactos Regionais
Na Europa Ocidental, apesar de manter uma forte presença no top 20 do índice, a região enfrenta desafios de estabilidade, refletidos por um aumento nos protestos relacionados a diferentes questões sociais. Hong Kong apresentou o maior salto de classificação devido a melhorias na estabilidade política e nas instalações de saúde. Por outro lado, cidades do Oriente Médio, como Dubai e Abu Dhabi, também melhoraram suas pontuações de habitabilidade, graças a investimentos em infraestrutura e serviços públicos.
Os Destaques do Top 20
O ranking de 2024 das melhores cidades para se viver inclui várias localidades que continuam se destacando ano após ano. Além de Viena, cidades como Copenhague e Zurique também se mantêm em posições de destaque. A lista inclui ainda cidades como Melbourne, Calgary e Genebra, que ocupam posições de destaque devido a suas fortes pontuações em infraestruturas e qualidade de vida.
- 1. Viena, Áustria
- 2. Copenhague, Dinamarca
- 3. Zurique, Suíça
- 4. Melbourne, Austrália
- 5. Calgary, Canadá (empatado com Genebra)
- 5. Genebra, Suíça (empate)
- 7. Sydney, Austrália (empatado com Vancouver)
- 7. Vancouver, Canadá (empate)
- 9. Osaka, Japão (empatado com Auckland)
- 9. Auckland, Nova Zelândia (empate)
- 11. Adelaide, Austrália
- 12. Toronto, Canadá
- 13. Helsinque, Finlândia
- 14. Tóquio, Japão
- 15. Perth, Austrália
- 16. Brisbane, Austrália
- 17. Frankfurt, Alemanha (empatado com Luxemburgo)
- 17. Luxemburgo, Luxemburgo (empate)
- 19. Amsterdã, Holanda
- 20. Wellington, Nova Zelândia
Este relatório de 2024 não só destaca as melhores cidades para morar, mas também aponta as tendências globais e regionais que estão moldando a habitabilidade urbana em todo o mundo. A lista serve como um importante indicador para possíveis mudanças de política e melhorias urbanas futuras.