Grande dia para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com diversas estreias e presente em diferentes modalidades, o Brasil entrou em ação no segundo dia oficial da Olimpíada e terminou a disputa com três medalhas, as primeiras conquistadas no torneio.
Duas das medalhas conquistadas vieram do judô, modalidade em que o Brasil tem mais pódios na história das Olimpíadas. Primeiro, William Lima conquistou a medalha de prata. O judoca foi derrotado na final pelo japonês Hifumi Abe e ficou com o 2º lugar. Já Larissa Pimenta conquistou o bronze após vencer a luta decisiva pela medalha contra a italiana Odette Giuffrida.
+ Saiba quem é Willian Lima, brasileiro que levou medalha de prata no judô na Olimpíada
+ Desligada de Paris 2024, Ana Carolina Vieira já se envolveu em confusão com agressão física
A última medalha do Brasil no dia foi ganha no skate street. Uma das favoritas ao ouro, Rayssa Leal, a “Fadinha”, teve dificuldades durante a classificatória e também na final, mas conseguiu se recuperar nos momentos decisivos e fez história. A brasileira terminou a prova na 3ª colocação e faturou o bronze. Rayssa também se tornou a atleta mais jovem do Brasil a conquistar duas medalhas olímpicas.
Além das medalhas conquistadas, o dia da delegação brasileira foi recheada. Derrotas em esportes coletivos, como no futebol e no handebol, foram decepcionantes. Entretanto, o Brasil conseguiu boas vitórias no vôlei de praia, boxe, tênis de mesa, entre outros.
Confira os principais destaques do dia da equipe brasileira em Paris
Judô
Dois atletas brasileiros estiveram em ação no judô neste domingo e ambos conquistaram medalhas. William Lima ficou com a prata na categoria até 66kg e Larissa Pimenta o bronze na categoria até 52kg.
Skate street feminino
De maneira sensacional, Rayssa Leal superou todas as dificuldades da prova e conquistou mais uma medalha olímpica para o Brasil, a segunda da carreira da skatista brasileira. Em Tóquio 2020 ela havia conquistado a medalha de prata na mesma prova e agora fica com o bronze.
Ginástica Artística feminino
Show brasileiro na ginástica artística. Com 5 ginastas, Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira e Júlia Soares brilharam nas provas parisienses. A equipe se classificou para a final por equipes, enquanto individualmente o Brasil terá:
- Rebeca Andrade: solo, salto, trave e individual geral
- Flávia Saraiva: individual geral
- Júlia Soares: trave
Handebol feminino
A primeira participação brasileira do dia foi do time feminino do handebol. A seleção brasileira dominou a partida diante da Hungria, mas levou a virada nos minutos finais e perdeu a partida por 25 a 24.
Tênis de mesa
O tênis de mesa brasileiro também foi destaque neste domingo, 28. Com três mesatenistas em ação, o Brasil conseguiu duas vitórias importantes com Hugo Calderano e Bruna Takahashi. A irmã mais nova de Bruna, Giulia Takahashi, acabou sendo derrotada e foi eliminada da competição.
Vôlei de praia
Carol e Bárbara, Ana Patrícia e Duda, Evandro e Arthur. Depois da vitória da dupla masculina André e George no último sábado, foi a vez das três duplas restantes do Brasil entrarem em ação. Mostrando a força do Brasil na modalidade, todas as duplas brasileiras venceram suas partidas por 2 a 0 e começaram bem suas participações no torneio.
Natação
Na natação o Brasil teve novamente Mafê Costa nas piscinas. Depois de chegar às finais nos 400m livre, a brasileira voltou para a água na disputa dos 200m livre. Mafê conseguiu a classificação para as semifinais, mas não conseguiu o índice necessário para chegar a decisão.
Tênis
Muitas estreias brasileiras no tênis em Paris 2024. Thiago Wild, Laura Pigossi e Thiago Monteiro foram eliminados na estreia do torneio individual. Principal tenista brasileira do torneio, Beatriz Haddad Maia venceu e avançou.
Vela
A dupla brasileira bicampeã olímpica Martine Grael e Kahena Kunze terminou o dia na 5ª colocação na classe 49ERFX e seguem na disputa pelas primeira colocações.
Canoagem slalom
Ana Sátila bateu na trave na canoagem slalom K-1. A brasileira chegou até a final da prova, mas acabou terminando na 4ª colocação. Mesmo sem a medalha, Sátila conseguiu o seu melhor resultado na carreira.
Badminton
Brasileiro Ygor Coelho estreou com derrota para o japonês Kodai Naraoka .
Futebol feminino
Decepação no futebol feminino. A seleção brasileira esteve a frente do placar até os 46 minutos da segunda etapa, mas acabou tomando a virada já nos acréscimos, sendo derrotada para a seleção japonesa por 2 a 1.
Rugby Sevens
O brasil perdeu as duas partidas na modalidade para França e Estados Unidos.
Boxe (92kg masculino )
Ótima estreia do boxe brasileiro. Um dos favoritos a conquista de medalhas, Keno Marley venceu o seu confronto contra o britânico Patrick Brown e avançou para as quartas de final.
Surfe
Tatiana Weston-Webb e T. Hinckel venceram as suas disputas na repescagem e seguem na competição. Filipe Toledo disputa, ainda na noite deste domingo, a rodada de repescagem em busca da classificação.
Destaques Internacionais
Para o torcedor brasileiro, o dia da delegação foi emocionante. Mas, além da participação do Brasil, grandes momentos marcaram o dia de Paris. Confira os principais:
Dream Team em ação
O basquete masculino dos Estados Unidos estreou na competição e foi uma das grandes atrações deste domingo. O novo “Dream Team” enfrentou a Sérvia e mostrou sua superioridade, vencendo por 110 a 84.
O último encontro?
O tênis masculino olímpico pode proporcionar um momento histórico. Neste domingo, 28, o espanhol Rafael Nadal venceu em sua estreia na disputa individual e avançou para a segunda fase do torneio. Agora, Rafa Nadal enfrentará Novak Djokovic na próxima rodada, em um duelo que pode marcar o último encontro entre os dois no saibro de Roland Garros e, quem sabe, na história do tênis.
Jogo maluco
O futebol feminino também foi responsável por proporcionar uma confronto muito emocionante. Austrália e Zambia se enfrentaram neste domingo e fizeram um “jogo maluco”, repleto de gols e viradas. No fim, a seleção australiana conseguiu a vitória por 6 a 5.
Quadro geral de medalhas
Com o segundo dia oficial do torneio olímpico chegando ao fim, o quadro de medalhas vai ganhando forma. O Brasil conquistou suas três primeiras medalhas e quer figurar entre os dez primeiros da competição. Até o momento, Japão lidera com 7 medalhas totais, sendo 4 de ouro. Confira o top 10: