Rafa Brites passou recentemente por uma cirurgia de explante de silicone. Ainda em recuperação, a apresentadora usou o Instagram nesta quarta-feira, 9, para refletir sobre a cobrança da sociedade por um padrão de beleza irreal e a relação das mulheres com a autoaceitação.

“Ao longo do tempo, mudei a relação que tenho com meu corpo. Se autoaceitar é um processo quase impossível para nós, mulheres, e eu, mesmo estando quase no ápice dos padrões estéticos opressores, ainda é rara a vez em que eu me olhe no espelho e não repare em ‘algum defeito que deva ser corrigido’. É injusto, exaustivo e triste”, começou.

Rafa disse ter consciência que, por vezes, ainda contribui de alguma maneira com o sistema e relatou sua relação com o assunto. “Veio a adolescência, as pressões estéticas e os padrões de beleza opressores. Eu muito próxima do padrão, não me sentia feliz. Me olhava no espelho e me julgava. Então, em 2007 decidi colocar prótese de silicone. Na época, era o que eu queria. Amamentei meus dois filhos, nunca tive nenhum tipo de problema, mas mudei meu estilo de vida, hábitos e a maneira que eu percebia o meu corpo”, contou.

Por fim, a apresentadora garantiu estar feliz pelo explante, mas não tem intenção em “militar e dizer o que uma mulher deve ou não fazer com o próprio corpo”, mas sim falar que é preciso entender os porquês de tais decisões. “Se for para colocar, tirar, preencher e botocar, que seja por nos amarmos e não por nos odiarmos. Que não coloquemos nossa ‘vaidades’ a frente da nossa saúde e segurança. Pesquise, procure, converse, saiba os prós e contras e principalmente esteja ciente dos riscos”, refletiu.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Rafa Brites (@rafabrites)