Michelle Fernanda Luckei, de 30 anos, que reside na zona oeste de São Paulo, chamou a atenção nas redes sociais ao rebater críticas de que o apresentador Fausto Silva, o Faustão, teria furado a fila de transplante. “Se o Faustão é rico por conseguir um transplante em alguns dias, eu sou milionária”, escreveu.

Resumo:

  • Em 2011, Michelle foi diagnosticada com hepatite autoimune;
  • O seu quadro se agravou rapidamente e ela teve falência do fígado;
  • 24 horas após entrar na fila de transplante, ela conseguiu o órgão e foi submetida a cirurgia.

+ Saiba quem foi Fábio Cordeiro, doador do novo coração de Faustão

+ Faustão faz declaração emocionada sobre o transplante e agradece à família do doador

Em entrevista à ISTOÉ, Michelle contou que foi diagnosticada aos 18 anos com hepatite autoimune, uma doença que compromete o funcionamento do fígado e acaba afetando outros órgãos. No dia 15 de novembro de 2011, ela acordou se sentindo mal e notou que tinham aparecido algumas manchas vermelhas nos seus pés.

“À noite eu tive febre e resolvi procurar um hospital. Os médicos suspeitaram que poderia ser dengue e me mandaram de volta para casa. O meu quadro de saúde piorou e procurei outra unidade de saúde”, explicou.

No hospital, ela realizou alguns exames mais detalhados para descobrir o que tinha. Com o agravamento do quadro de saúde, Michelle teve de ser internada no dia 19 de novembro de 2011. “Em 21 de novembro, precisei ser levada para a CTI (Centro de Terapia Intensiva) e na sequência eu estava em coma”, afirmou.

Nesse momento, uma médica hepatologista descobriu que o fígado de Michelle havia entrado em falência e, por conta disso, ela precisaria ser submetida a um transplante. “Fui transferida às pressas para o Hospital Albert Einsten, onde os médicos explicaram a gravidade do meu caso para a minha família e informaram que, antes do transplante, precisavam realizar um teste para ver se eu ainda tinha atividade cerebral. Caso desse negativo, eles iriam desligar os aparelhos porque nada mais poderia ser feito”, acrescentou.

O teste deu positivo e o nome de Michelle foi colocado em primeiro lugar na fila para o transplante. “Os médicos falaram que eu só resistiria mais 48 horas sem um novo órgão. No dia seguinte, apenas 24 horas depois de entrar na fila, apareceu um fígado e eu pude realizar o transplante”, destacou.

Após se recuperar da cirurgia e receber alta, Michelle passou a fazer parte de diversos grupos nas redes sociais de pessoas transplantadas.

Faustão recebeu novo coração em 7 dias

No último dia 27 de agosto, Faustão passou por um transplante de coração. Internado desde o dia 5 de agosto deste ano, o apresentador foi inserido na fila por transplante de coração no dia 20.

Nas redes sociais, diversas publicações surgiram insinuando que Faustão pode ter sido beneficiado por conta da sua condição financeira e isso deixou Michelle indignada.

“Havia muitas pessoas divulgando mentiras sobre ‘furar a fila’. Eu recebi o órgão em 24 horas e não sou milionária, muito menos a minha família. Por isso resolvi postar aquela brincadeira.”

Michelle disse que ficou surpresa com a repercussão do caso, mas “feliz ao mesmo tempo. Espero que isso de alguma forma ajude a conscientizar as pessoas sobre a importância de realizar a doação de órgãos, porque isso vai fazer com que a fila ande mais rápido”, ressaltou.

Atualmente, Michelle leva uma vida normal, mas repleta de cuidados. Ela precisa tomar diversos remédios para que não haja rejeição ao órgão e algumas vitaminas. “Eu não trabalho mais, consegui a minha aposentadoria. Uma pessoa transplantada fica com a imunidade muito baixa e, como eu trabalhava com o público, ficava constantemente doente e internada. Isso não era bom para mim”, finalizou.