Os organizadores do festival Eurovision validaram a canção apresentada por Israel, após uma alteração em sua letra, para evitar que a mesma pudesse ser percebida como política, indicou a Corporação Israelita de Radiodifusão Pública (KAN) nesta quinta-feira (7).

“A União Europeia de Radiodifusão (UER) informou à KAN que a canção ‘Hurricane’ (‘Furacão’), interpretada por Eden Golan, foi aprovada, e que Israel participará do Concurso Eurovision”, diz a emissora estatal no comunicado.

Depois de indicar que se retiraria do concurso caso sua canção não fosse aceita tal como foi concebida, a KAN informou no último domingo que os compositores “readaptariam os textos”.

“October Rain” (“Chuva de Outubro”), primeira música escolhida por Israel, composta sobretudo em inglês, com algumas palavras em hebraico, não mencionava explicitamente o ataque do Hamas a Israel de 7 de outubro, mas a imprensa e observadores israelenses não tinham dúvidas de que esse era seu tema. A nova canção, “Hurricane”, cuja letra não foi comunicada, retoma a música de “October Rain”, segundo a KAN.

Eden Golan, cantora russo-israelense de 20 anos, representará Israel no Eurovision, em maio, em Malmö, sul da Suécia.

myl-mg/cyj/eg/db/ic/lb