O YouTube está testando resumos de vídeo gerados por IA que aparecem nas páginas de pesquisa e de reprodução. O objetivo do texto é fornecer uma “visão geral rápida” de um clip para ajudar o usuário a decidir se vale ou não a pena assistir. A empresa afirma, no entanto, que estes resumos não substituem as próprias descrições de vídeo dos criadores.

Neste momento, o recurso está em testes apenas para um “número limitado” de vídeos em inglês e apenas para alguns espectadores. O YouTube não informou quais os países, plataformas ou tipos de vídeo que receberão os resumos produzidos pela IA.

+ ‘Barbie de Chapéu’: Melody tem nova música retirada do Spotify e YouTube por direitos autorais

Nas últimas semanas, o YouTube já adicionou alguns recursos de visualização. Os clientes premium podem, por exemplo, bloquear a tela durante a reprodução ou acelerar os vídeos de forma mais simples.

O recurso de resumo do YouTube pode ser uma extensão bastante lógica neste processo de introdução da IA generativa nos recursos a oferecer a qualquer pessoa. O serviço conta com mais de 500 horas de conteúdo carregadas a cada minuto e seria impossível para os humanos acompanharem este ritmo.

Mas serão estes resumos precisos em termos de informação? Vale lembrar que o Bard é um dos sistemas generativos mais recentes da empresa para o qual foi advertido que seria propenso a imprecisões e desinformação. Quando ao novo recurso para o YouTube, teremos que aguardar para o ver a funcionar nos próximos tempos.