Yamal decide, Barcelona supera o Espanyol e conquista seu 28º Campeonato Espanhol

MANAURE QUINTERO/AFP
Barcelona's Spanish forward #19 Lamine Yamal celebrates scoring his team's first goal during the Spanish league football match between RCD Espanyol and FC Barcelona at the RCDE Stadium in Cornella de Llobregat, on May 15, 2025. (Photo by MANAURE QUINTERO / AFP) Foto: MANAURE QUINTERO/AFP

Sem contar com a “ajuda” do Real Madrid, o Barcelona fez sua parte, nesta quinta-feira, venceu o Espanyol por 2 a 0 no clássico catalão e comemorou no gramado do estádio Cornelà-El Prat o título nacional. Lamine Yamal, que anotou o primeiro gol e deu o passe para o tento de Fermín López, nos acréscimos, fez a diferença no duelo que garantiu ao conjunto azul e grená a 28ª conquista do Campeonato Espanhol.

Com uma campanha irretocável – 26 vitórias, cinco empates e cinco derrotas em 36 partidas – e um ataque arrasador – 97 gols marcados na competição -, a equipe comandada pelo alemão Hansi Flick confirmou o caneco duas rodadas antes do encerramento do Espanhol. Com o sexto triunfo seguido e uma invencibilidade de 17 partidas no certame, Barcelona chegou a 85 pontos e não pode mais ser alcançado pelo único concorrente, o Real Madrid, que soma 78.

A caminhada vitoriosa coroa uma temporada de reconstrução da equipe, que encerrou 2023/24 sem nenhuma conquista. Com nomes como Raphinha, Pedri, Lewandowski e Lamine Yamal, o Barcelona também levou a Copa do Rei e a Supercopa da Espanha, apesar da dura derrota para a Inter de Milão nas semifinais da Liga dos Campeões.

Apesar de enfrentar um adversário ameaçado pelo rebaixamento, o Barcelona não encontrou facilidade no primeiro tempo. Os visitantes apresentavam maior volume de jogo e pressionavam no campo de ataque, mas o Espanyol chegou mais perto de abrir o placar, em três chances claras. Na melhor delas, aos 16 minutos, o goleiro Szczesny fez uma defesa incrível cara a cara com Puado.

Apesar de controlar a partida, o Barcelona parecia sentir o cansaço da sequência de jogos e, sem criatividade e bem marcado no campo ofensivo, não conseguia finalizar na meta de Joan García. O time de Hansi Flick tocava a bola em ritmo lento e cedia espaços para os avanços do rival.

Se o Espanyol havia criado as melhores chances de gol no primeiro tempo, prevaleceu o talento individual na etapa complementar. Logo aos 8 minutos, quando finalmente encontrou espaço, Yamal carregou a bola da direita para o meio e, de fora da área, bateu no ângulo direito de García para colocar o Barcelona em vantagem.

O gol deu um novo ânimo aos visitantes, que mantiveram a pressão no campo de ataque, mas sem conseguir furar a retranca dos anfitriões. A fim de aumentar a velocidade do seu time à frente, Flick substituiu Lewandowski por Fermín López, mas foi o Espanyol que passou a ameaçar em busca do empate.

Nem mesmo a expulsão do zagueiro Cabrera por cotovelada em Yamal, aos 34 minutos, reduziu o ímpeto dos donos da casa, que acuaram o Barcelona no campo de defesa nos últimos minutos. O Espanyol pressionou até o fim da partida, mas os visitantes conseguiram administrar o placar e ainda ampliaram nos acréscimos, com Fermín López, após passe de Yamal, para soltar o grito de campeão e confirmar a volta ao topo do futebol espanhol.

Confira os resultados desta quinta-feira do Campeonato Espanhol:

Osasuna 2 x 0 Atlético de Madrid

Rayo Vallecano 2 x 2 Betis

Espanyol 0 x 2 Barcelona

Getafe 0 x 2 Athletic Bilbao