06/01/2023 - 15:24
Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra o desespero de uma mãe na frente do Hospital Kátia de Souza Rodrigues, conhecido como Hospital Geral de Taipas, no bairro de Taipas, na zona norte de São Paulo, pedindo socorro para o seu filho Vitor Augusto Marcos de Oliveira que era obeso, de 25 anos, que morreu enquanto aguardava por uma maca apropriada.
No vídeo, divulgado no Facebook, é possível a mulher dizer: “Meu filho precisa de ajuda! Ele está aqui nessa ambulância. Compartilhem. Ele precisa de um hospital com suporte. Meu filho vai morrer na ambulância. Eu quero só o direito do meu filho lutar pela vida. Pelo amor de Deus. Eu só quero lutar pela vida do meu filho”.
Contudo o seu apelo foi em vão, pois o seu filho, que pesava 190 quilos, não resistiu.
A IstoÉ entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS) para obter mais informações sobre o caso. O órgão informou, por meio de nota, que o rapaz deu entrada na quarta-feira (4) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Perus. O seu estado de saúde piorou e ele precisou ser transferido para o Hospital Geral de Taipas.
“A transferência ocorreu via Central de Regulação de Urgência e Emergência (Crue). A pasta destaca que a remoção do paciente para o hospital estadual foi feita pela ambulância da própria UPA Perus”, acrescentou.
O portal também entrou em contato com a Secretaria Estadual da Saúde para obter um posicionamento da pasta a respeito da demora no atendimento médico e no equipamento apropriado para pessoas obesas. A pasta afirmou que lamenta a morte de Vitor e instaurou uma sindicância para investigar o caso.
“Diante de qualquer irregularidade os responsáveis serão penalizados com todas as medidas cabíveis. A pasta se solidariza com a família, dará todo suporte necessário”, concluiu.