Campeão da IndyCar em 2012 e com vitória nas 500 milhas de Indianápolis no currículo, o experiente americano Ryan Hunter-Reay, de 42 anos, está de volta à modalidade, ao menos at[é o fim da atual temporada, para substituir Conor Daly, demitido da equipe Carpenter por causa dos maus resultados apresentados na equipe.

A gota d’água para Daly foi sua apresentação nas 500 milhas de Indianápolis, onde a ED Carpenter Racing é sediada. O também piloto americano até cruzou no oitavo lugar, mas o chefe da escuderia, Ed Carpenter, já havia ficado irritado com somente sua 20ª posição no grid. A ideia era brigar pelo pódio e agora a busca pelo ex-piloto será uma estratégia para melhorar no Mundial.

“Fiquei surpreso quando recebi a ligação de Ed. Ele descreveu como estava frustrado por sua equipe não ter conseguido realizar seu potencial, apesar de seus esforços, investimentos e mudanças técnicas e de pessoal nos últimos anos e pediu minha ajuda”, disse Hunter-Reay. “Ed e eu somos amigos muito próximos há muito tempo. Já trabalhei com a equipe no passado e eles são um grupo muito talentoso com grandes expectativas e um parceiro comprometido no patrocínio (Bitnile.com).”

Hunter-Reay não terá tempo para se preparar e admite que tem um certo receio pela falta de tempo para readaptação ao carro. “Isso certamente será um desafio para mim também. É uma situação difícil entrar em um carro no meio da temporada sem nenhum teste naquela que acredito ser a série mais competitiva do mundo”, admitiu, preocupado.

“Certamente, parte da minha motivação em dizer sim ao Ed é o grande desafio que temos pela frente. A última vez que virei à direita dirigindo um carro da IndyCar Series foi em outubro de 2021 com esta equipe em Barber”, lembrou. “No entanto, continuo muito confiante em minhas habilidades técnicas e de direção e acredito que, trabalhando com as pessoas talentosas da ECR e da Team Chevy, vamos progredir. Farei tudo o que puder para ajudar a equipe a atingir seus objetivos de longo prazo.”

Hunter-Reay será parceiro de Rinus VeeKay e de Carpenter, que só corre nas ovais. O americano tem 18 vitórias na IndyCar na carreira, incluindo a Indy 500 de 2014 com Andretti.

“Precisamos melhorar nossa competitividade e eu queria adicionar uma nova perspectiva de um piloto como Ryan, que tem uma enorme experiência e sucesso, além de reputação como líder de equipe”, disse Carpenter. “Trabalhamos juntos no passado como companheiros de equipe e ele testou para o ECR no Barber Motorsports Park em outubro de 2021, onde causou um impacto imediato, pois conseguimos qualificar um de nossos carros na pole após esse teste. Estou confiante de que sua experiência e habilidades técnicas serão um trunfo para a ECR à medida que avançamos em direção aos nossos objetivos como equipe.”