A cantora Jojo Todynho voltou ao centro de uma nova polêmica nos últimos dias. Após a apuração das notas do Carnaval de 2025, Jojo ironizou o rebaixamento da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel. Em suas redes sociais, declarou: “O bonde woke da Mocidade tentou lacrar em cima de mim… e se f*deram. Bem feito”.
A relação entre Jojo Todynho e a Mocidade já vinha sendo marcada por conflitos anteriores. Em novembro de 2024, a escola anunciou que Jojo não faria mais parte do quadro de musas, decisão que foi formalizada durante a final do samba-enredo. Jojo, por sua vez, afirmou que foi “desconvidada” após polêmicas envolvendo a comunidade LGBTQIAPN+.
Após suas declarações sobre o rebaixamento da Mocidade, uma nova onda de comentários tomou conta das redes sociais, desta vez alegando que a cantora teria mau hálito. Um internauta afirmou: “Nossa, Jojo, ainda bem que vídeo não tem cheiro, porque no dia que eu te conheci no barracão da Mocidade, você tava com um bafo de bicho morrendo no cio… Mas eu tinha que ser simpático, né”.
Um suposto conhecido da influenciadora também fez um relato: “Normal, eu conheço essa Shrek desde a época da escola. A mesma sempre teve mal hálito”. Além disso, alguns internautas sugeriram que o uso de lentes de contato dental poderia estar relacionado ao problema: “Lente de contato no dente é muito bonito massssss dá um bafo sinistro”.
Contudo, alguns profissionais da odontologia esclarecem que as lentes de contato dental, quando aplicadas e mantidas corretamente, não são uma causa direta de mau hálito. A dentista Dra. Carolina de Carvalho especialista em Lentes em Resina explica: “O mau hálito é geralmente causado por uma variedade de fatores, como má higiene bucal, problemas dentários, dieta inadequada e até mesmo condições médicas. As lentes de contato dental, quando bem realizadas e cuidadas, não são responsáveis pelo mau odor”.
A halitose, ou mau hálito, pode ser causada por diversos fatores, como a má higiene bucal, que resulta no acúmulo de placa bacteriana nos dentes e língua; doenças periodontais, como gengivite e periodontite; dieta inadequada, incluindo alimentação com jejum prolongado; e boca seca, que ocorre devido à redução na produção de saliva, responsável por eliminar partículas causadoras de odor.
Curiosamente, tais comentários sobre o suposto mau hálito de Jojo só surgiram após uma polêmica, o que levanta um questionamento: por que esperar uma desavença para expor algo que, supostamente, já era de conhecimento prévio? A sinceridade nas relações interpessoais é um fator essencial. O sociólogo Erving Goffman, em sua obra “A Representação do Eu na Vida Cotidiana”, destaca que as pessoas tendem a manter uma “fachada” social para evitar desconfortos. No entanto, essa falta de transparência pode ser prejudicial.
Em um ambiente de amizade ou convivência próxima, alertar alguém sobre um problema de higiene pessoal, como o mau hálito, deveria ser um ato de cuidado e lealdade. Mas há também um fator relevante: o medo de desagradar uma celebridade. Pessoas próximas ou até fãs podem hesitar em dar feedbacks sinceros para evitar constrangimentos ou possíveis represálias. Isso reforça a cultura do “exposed”, na qual detalhes incômodos só vêm à tona após uma briga ou uma ruptura na relação. Nesse contexto, cabe o questionamento: esses relatos são sinceros ou apenas uma forma de retaliação?
É importante ressaltar que não estamos afirmando nada sobre Jojo Todynho, mas sim refletindo sobre esse fenômeno social. O receio de desagradar figuras públicas pode criar um ambiente onde críticas construtivas sejam evitadas até que se tornem munição em embates públicos.
Relações baseadas na honestidade e no respeito mútuo são essenciais. Algumas pessoas podem argumentar: “Ah, mas a pessoa tem que dar abertura, a Jojo poderia devolver com uma resposta ríspida”. Ainda assim, acredito que a franqueza vale a pena. Sempre digo aos meus amigos: “Me avisem, pelo amor de Deus, se eu estiver com mau hálito ou qualquer outro cheiro desagradável”. Afinal, sinceridade de quem gosta de você não é um ataque, mas um gesto de cuidado.
Para mim, o verdadeiro carinho está na coragem de ser franco, mesmo quando o assunto é desconfortável. Isso vai muito além de algo pontual, como odores, é sobre a forma como lidamos com a verdade em nossa vida. Gosto muito do trecho que Maria Gadu canta: “Quando mentir for preciso, poder falar a verdade”. Levo isso comigo. A sinceridade pode ser desafiadora, mas é também libertadora. No final das contas, falar a verdade com respeito não só fortalece os laços, como também evita que pequenas questões se tornem munição em momentos de conflito.
Novo horário da ‘Venenosa’
Desde 24 de fevereiro, a Record ajustou o horário de A Hora da Venenosa no Balanço Geral SP, exibindo o quadro de fofocas mais cedo. Antes o quadro sobre o noticiário de celebridades entrava no encerramento do jornalístico. De acordo com o Notícias da TV, o resultado tem sido positivo: na última terça-feira (4), marcou 8,1 pontos na Grande São Paulo, com pico de 8,5 e 17,6% de share. O telejornal também bateu recorde no mesmo dia, alcançando 6,7 pontos de média.
Reprises superam originais
Entre julho e dezembro de 2024, os assinantes da Netflix consumiram 94 bilhões de horas de conteúdo, um crescimento de 5% YoY. Round 6 (2ª temporada) liderou entre as séries com 87 milhões de views, enquanto Bagagem de Risco foi o filme mais assistido (137 milhões). No entanto, Suits e Prison Break superaram quase todas as produções originais quando se considera o tempo assistido. A Netflix adicionou 41 milhões de assinantes e prevê investir US$ 18 bilhões em novos conteúdos em 2025.
SXSW 2025 começa hoje
A 39ª edição do SXSW, em Austin, começa nesta sexta-feira (7) reunindo grandes líderes da inovação, tecnologia e cultura. Michelle Obama, Jay Graber (Bluesky), o brasileiro Cristiano Amon (Qualcomm) e Tim Berners-Lee (criador da World Wide Web). O evento também abordará IA, computação quântica e o futuro das redes sociais.
Prada perto de comprar a Versace
A Prada avança nas negociações para adquirir a Versace da Capri Holdings. O acordo, estimado em € 1,5 bilhão (R$ 9,31 bi), pode ser fechado nas próximas semanas. A Capri, que comprou a Versace por € 1,85 bilhão em 2018, tenta vender a marca há meses. Se concretizada, a fusão criaria um gigante do luxo italiano, que na visão de alguns especialistas, passa a ter plena condição de concorrer com a poderosa Louis Vuitton.
Até amanhã!