SÃO PAULO, 27 ABR (ANSA) – O presidente Michel Temer receberá nesta sexta-feira (27), em Brasília, seu homólogo chileno, Sebastián Piñera. O início da cerimônia oficial está previsto para as 11h, no Palácio do Planalto. Segundo o Itamaraty, a visita de Piñera acontece pouco mais de um mês depois da posse de seu segundo governo. Ele já havia ocupado o cargo de 2010 a 2014.   

De acordo com a programação, os dois mandatários participarão de reuniões e, por volta das12h30, vão presidir a cerimônia de assinatura de acordos relacionados com o intercâmbio econômico, além de anunciarem a abertura de negociações de acordo bilateral de livre comércio.   

Temer e Piñera também vão fazer uma declaração conjunta sobre as relações bilaterais, “abrangendo assuntos comerciais, projetos de infraestrutura, assuntos consulares, cooperação nas áreas de defesa, ciência e tecnologia, cultura e assuntos antárticos e temas multilaterais e regionais”.   

Após as cerimônias no Palácio do Planalto, Temer oferecerá um almoço a Piñera, às 13h, no Itamaraty.   

“O Brasil é o principal destino dos investimentos chilenos no exterior, com estoque de US$ 31 bilhões, e o principal parceiro comercial do Chile na América do Sul. Em 2017, o intercâmbio comercial bilateral alcançou US$ 8,5 bilhões, o que representa alta de 22% em relação ao mesmo período do ano passado”, informou o governo. Piñera tomou posse no último dia 11 de março durante juramento feito no Congresso Nacional do Chile, na presença de líderes latino-americanos, como Temer. (ANSA)