Milhões de tailandeses participavam nesta segunda-feira à noite da grande festa budista das luzes, que as autoridades decidiram manter, apesar de coincidir com o fim do período de luto pela morte do rei.
Durante a festa de “Loy Krathong”, muito popular em todo o país, milhões de tailandeses depositam na água pequenas balsas com uma vela ou lançam ao ar lanternas de papel.
O luto pela morte do rei tailandês Bhumibol Adulyadej, falecido em 13 de outubro aos 88 anos, termina nesa segunda-feira.
As autoridades proibiram diversos shows e festivais previstos para os próximos dias, prolongando de fato o luto, mas autorizaram a “Loy Krathong”.
Mas este ano as autoridades proibiram os fogos de artifício e a violação ao decreto pode resultar em uma pena de três anos de prisão, anunciou o coronel Krissana Pattanacharroen, vice-comandante da polícia nacional.
A tradição das lanternas é particularmente popular em Chiang Mai, norte da Tailândia, que recebe milhares de turistas a cada ano.
A presença dos turistas não registrou queda, apesar das restrições impostas pelo luto, de acordo com a Autoridade Tailandesa de Turismo.
Os bares retomaram as atividades de forma discreta, com os funcionários vestidos de preto.
Nesta segunda-feira, os canais de televisão voltaram a exibir séries após um mês de programas em preto e branco para homenagear o rei, objeto de um verdadeiro culto à personalidade há várias décadas.
O príncipe herdeiro da Tailândia estava nesta segunda-feira em uma visita oficial ao sul do reino, em um momento de inquietação já que o palácio ainda não anunciou a data em que assumirá o trono.
O príncipe Maha Vajiralongkorn, 64 anos, retornou na sexta-feira passada à Tailândia, após duas semanas de ausência.
O príncipe saiu da Tailândia duas semanas depois da morte de seu pai, que era considerado a figura que unia um país politicamente muito dividido.