Soldados dos EUA abandonam armas durante ataque do EI no Afeganistão

Soldados dos EUA abandonam armas durante ataque do EI no Afeganistão

Membros das forças especiais americanas que colaboram com o Exército afegão largaram parte de seu equipamento, quando foram atacados por extremistas do grupo Estado Islâmico (EI) na província de Nangahar – informou o Pentágono nesta terça-feira (9).

Nos últimos dias, o EI publicou uma série de fotografias, nas quais se vê equipamento militar dos Estados Unidos, incluindo balas, granadas, uma bandeira e fotos de soldados.

Segundo o Pentágono, os soldados colaboravam em “ações” em um “ponto de coleta de baixas” (CCP, na sigla em inglês), quando foram atacados.

“Em consequência, o CCP foi transferido para um lugar mais seguro. No traslado, abandonou-se uma parte do equipamento”, explicou o porta-voz do Pentágono, Adam Stump.

Os funcionários do Pentágono ressaltaram que a posição americana não foi tomada no incidente, mas não está claro se alguém ficou ferido.

“Para proteger a privacidade dos envolvidos, não daremos detalhes sobre feridos”, disse Stump.

O Exército do Afeganistão intensificou suas operações contra o EI em Nangahar (leste), desde que o grupo assumiu a autoria de dois bombardeios em Cabul, no mês passado, no qual 80 pessoas morreram, e 231 ficaram feridas.