Os shots matinais se popularizaram nas redes sociais e prometem diversos benefícios para “desinflamar” o corpo, desde favorecer o emagrecimento a melhorias da imunidade. No entanto, o uso típico do limão nesse tipo de bebida pode trazer consequências à saúde bucal.

+ Saúde bucal: os piores e os melhores alimentos para os dentes

+ Dentes sensíveis: como amenizar a dor e prevenir as causas

O dentista Daniel Nunes explica que o limão é composto por ácido cítrico, altamente corrosivo, que pode erodir o esmalte dos dentes com o tempo. Quando isso ocorre, há maior predisposição de cáries e sensibilidade dentária, além de aparência amarelada. Afinal, a acidez de alimentos e bebidas pode ser mais prejudicial, no quesito de erosão, do que o açúcar.

“Os benefícios de tomar esses shots puros diariamente podem ser bons, mas trazem sérios perigos para os dentes, se não forem consumidos com moderação e precaução. É muito interessante conversar com um dentista antes de qualquer mudança de hábito que envolva a saúde bucal. E quando o esmalte do dente já está muito danificado, recomenda-se o recobrimento do dente com resinas ou porcelanas (facetas) já que a dentina não pode ficar exposta”, informa o especialista.

Como tomar shot matinal sem prejudicar a saúde bucal

Para quem que não abre mão dos shots de limão na rotina matinal, Daniel orienta fazer o uso de canudo, para minimizar o contato do ácido com os dentes. Ainda, vale utilizar um creme dental com flúor na escovação, com intervalos de 20 minutos após a ingestão.

O ideal é enxaguar a boca e dar um tempo para o pH se estabilizar e, então, escovar os dentes com um creme dental com flúor e usar o fio dental. O flúor fortalece o esmalte, evitando as manchas e cáries. “Quando você escova os dentes logo após tomar, acaba aumentando a agressão dos ácidos dos alimentos sobre os dentes”, explica o dentista.

Para amenizar ainda mais tal impacto, a sugestão é ingerir essas bebidas e frutas cítricas durante as refeições, com outros alimentos, visto que a saliva produzida durante a mastigação é alcalina e atua “amortecendo” a acidez de alimentos e bebidas.