A preocupação com os dentes deve ir além da estética, visto que a saúde bucal pode refletir em diferentes aspectos do organismo. Para isso, além de manter a higiene adequada e a rotina de consulta odontológica a cada seis meses, é imprescindível se atentar à alimentação.

+ Dentes sensíveis: como amenizar a dor e prevenir as causas

+ Clareamento dental: como ter resultado efetivo e duradouro

Manter uma dieta rica em alimentos que prejudicam os dentes, pode trazer consequências estéticas, ao bem-estar e à saúde geral. Normalmente, o principal prejuízo é a formação de cárie, que causa deterioração dental, caracterizada pela presença de manchas marrons ou brancas na superfície do dente, explica o dentista Paulo Zahr, fundador e presidente da OdontoCompany.

“A cárie também apresenta sintomas como dor ao consumir alimentos doces, quentes ou frios, sensibilidade nos dentes e inchaço e dor nas gengivas. Se tratada incorretamente, pode causar um estrago muito grande, e a única solução nesse caso será a extração do dente afetado”, complementa.

Os alimentos que mais estragam os dentes

Não é novidade que o açúcar em excesso estraga os dentes. Contudo, esse não é o único “vilão”. Uma alimentação rica sódio e gordura pode favorecer a deficiência de nutrientes que mantêm a saúde bucal. “O ideal é evitar alimentos ricos em açúcar e carboidratos como arroz, pão e macarrão que são delícias de nossa dieta, mas também podem ser favoráveis ao acúmulo de placa bacteriana. Esses alimentos, especialmente quando não se pode escovar os dentes depois de consumi-los, são verdadeiros oásis para bactérias”, detalha o dentista.

A lista também inclui cafeína, refrigerantes, vinho tinto, suco de limão e demais opções com corantes e de alta acidez, que podem resultar em manchas ou amarelamento dos dentes e contribuir para o desgaste do esmalte dental.

Contudo, não é preciso extinguir tais alimentos para sempre. “É necessário fazer o uso moderado de açúcar na dieta, pois as bactérias se alimentam dele e produzem ácido, que atuam na degradação do esmalte dentário. Ao ingerir alimentos com açúcar, a recomendação é redobrar a atenção na escovação, que deve ser feita com creme dental com flúor”, orienta Paulo.

Melhores alimentos para os dentes

Entre os melhores alimentos para a saúde bucal, destacam-se opções ricas em fibras, cálcio, vitaminas C e D, que ajudam a manter os dentes saudáveis, combatendo, inclusive, a ação de microorganismos.

Confira a seguir a lista com alguns dos melhores alimentos para os dentes, segundo o especialista:

  • Leite: “contribui para a saúde dos ossos, pois tem alta concentração de cálcio, um mineral bastante necessário para o corpo humano, contribuindo para mineralizar os dentes, além de fortalecer outras estruturas ósseas da face e da boca”;
  • Gengibre: “é um forte aliado para a saúde bucal, podendo ser usado em forma de xarope ou em pequenos pedaços da raiz para acabar com o mau hálito e evitar infecção na garganta”;
  • Maçã: “ao ser mastigada, estimula o tecido gengival e aumenta a quantidade de saliva, evitando a proliferação de bactérias na cavidade”;
  • Peixes: “tendem a ser ricos em ômega 3, um tipo de gordura saudável que fortalece os dentes e aumenta a resistência dos ossos do corpo. Além disso, contêm flúor, atuando na prevenção de cárie e outras doenças causadas por bactérias na boca”.