A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou na noite desta quarta-feira, 6, que o número de mortos durante a passagem de um ciclone subiu para 36. Segundo as autoridades, na cidade de Roca Sales foram registrados nove óbitos decorrentes dos estragos causados pelas fortes chuvas e ventanias. Outros três óbitos foram confirmados no fim da manhã de hoje em Estrela, Lajeado e Cruzeiro do Sul.

Na terça-feira, 5, a prefeitura de Roca Sales chegou a emitir um comunicado nas redes sociais recomendando que os moradores subissem nos telhados das casas para aguardar socorro.

Nas redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSDB) lamentou as novas mortes confirmadas no estado. “Lamentamos cada vida perdida e estamos trabalhando para fazer todos os resgates possíveis nas regiões mais atingidas. Milhares de pessoas já foram salvas por nossas equipes”, escreveu.

“As atenções se dirigem agora, também, para o Vale do Rio Pardo. Helicópteros da Brigada, dos Bombeiros e da Civil são empregados para resgates, com o apoio de 1 aeronave da PRF, 1 da FAB e 1 da Marinha. Trabalho para que as forças armadas possam liberar + aeronaves o quanto antes”, informou o governador.

Até as 10h30 desta quarta-feira, 6, a Defesa Civil estadual contabilizava 70 municípios afetados pela passagem do ciclone. Além das 27 mortes, há 3.084 pessoas desalojadas e 2.299 desabrigadas. Estima-se em 52.157 o total de pessoas afetadas.

Mortes foram registradas em outras seis cidades no RS

Na terça-feira, 5, o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar local foi vistoriar residências na cidade de Muçum, a 150km de Porto Alegre, e localizou 14 corpos.

Também na terça-feira, uma equipe de resgate socorria uma vítima usando um helicóptero quando um cabo se rompeu. A senhora, cuja idade não foi divulgada, e um policial militar, que estava com ela, caíram no rio Taquari, na cidade de Lajeado. De acordo com o governador Eduardo Leite (PSDB), o PM foi resgatado, mas a mulher “perdeu a vida”.

Já em Estrela, uma morte também foi confirmada, mas a Defesa Civil não divulgou detalhes do que aconteceu.

Em Mato Castelhano, uma pessoa tentou atravessar um rio com a caminhonete na segunda-feira, 4, e foi levada pela correnteza.

Já em Passa Fundo, um homem não identificado sofreu um choque elétrico no bairro Cruzeiro, nas proximidades da rua Parobé. Na cidade houve tempestade com granizo e cerca de 20 residências tiveram o telhado atingido. Em Ibiraiaras, outras duas mortes foram registradas.

Santa Catarina

À ISTOÉ, a Prefeitura de Jupiá informou que um homem, com aproximadamente 62 anos, morreu após o veículo em que estava ser atingido por uma árvore. Ele não chegou a ser socorrido e morreu no local.