A apresentadora Rafa Kalimann foi diagnosticada com endometriose, condição caracterizada pelo implante de um tecido que reveste a cavidade do útero, chamado endométrio, fora do órgão, que tem entre os sintomas cólicas e dores pélvicas. Segundo ela, o dia da confirmação foi um dos piores de seus últimos anos, entretanto, foi amparada pela atriz Larissa Manoela, que também trata do mesmo.

+ Endometriose: principais sintomas e consequências na saúde feminina

+ Endometriose pode ir além do útero e cirurgia não garante cura

“A Larissa foi uma porta-voz da endometriose há um tempo atrás. Ela falou ‘antes de mais nada, só se acalma porque tem tratamento e a gente tem acesso a uma medicina muito avançada hoje’. De fato, depois que eu comecei a tomar os remédios, melhorei bastante”, relatou Rafa em participação no PocCast desta quinta-feira, 13.

Para ela, a possibilidade de infertilidade foi sua maior preocupação com o diagnóstico. “Aquele dia que eu recebi o diagnóstico foi um dos piores que tive nos últimos anos. O maior sonho da minha vida é ser mãe. É meu objetivo, minha missão, eu coloco isso como meu teto. […] Quando veio o diagnóstico, por falta de informação, a gente acredita que vem uma infertilidade. A gente tem muito tratamento, e não são todos os casos. Mas, naquele primeiro momento, foi um desespero, me abalou muito”, relembrou.

Rafa explicou que usou chip de anticoncepcional por muito tempo, e isso fez com ela não menstruasse há oito anos. Contudo, estranhou quando passou a sentir cólicas e, por isso, decidiu procurar um médico para investigar.

“A gente começa um tratamento agora para eu voltar a ter ciclo menstrual e entender como é o meu corpo e saber qual é o melhor tratamento”, pontuou por fim.