O presidente russo, Vladimir Putin, se encontrará no Kremlin com o líder sírio, Bashar al-Assad, nesta quarta-feira (15), informou a Presidência russa em um comunicado.

“Na reunião serão abordadas questões de atualidade relativas ao desenvolvimento da cooperação russo-síria nos âmbitos político, econômico, comercial e humanitário, assim como as perspectivas de um regulamento coordenado da situação na Síria e seu entorno”, divulgou o Kremlin.

Assad chegou nesta terça-feira à noite ao aeroporto internacional de Vnukovo em Moscou “para uma visita oficial durante a qual se reunirá com o presidente russo, Vladimir Putin”, disse a Presidência síria em um comunicado.

A última visita pública do presidente sírio a Moscou foi em setembro de 2021, quando manteve conversas com Putin.

O diário pró-governo Al-Watan informou, nesta terça, que se espera que os dois presidentes discutam, entre outras coisas, a “normalização” das relações entre Síria e Turquia, nas quais a Rússia desempenha papel de mediador.

As relações estão rompidas desde o início da guerra na Síria em 2011, quando a Turquia se colocou ao lado dos grupos rebeldes opositores a Damasco.

A Rússia, principal aliada da Síria, prestou apoio militar decisivo ao exército do país no conflito.

bur/pc/dd/am