31/07/2024 - 18:16
A quarta-feira olímpica do Brasil foi complicada, cheio de altos e baixos, com eliminações no judô e no tênis, além de derrotas importantes no futebol feminino e no voleibol masculino. Entretanto, a delegação brasileira também conseguiu bons resultados, especialmente no tênis de mesa, vôlei de praia e boxe, onde o Brasil já garantiu no mínimo a medalha de bronze, primeira do país na modalidade nos Jogos de Paris 2024.
Confira os principais destaques do Brasil desta quarta-feira
Boxe
Para começar, é necessário falar do boxe olímpico. Apesar do dia começar difícil para o Brasil com a eliminação de Luiz Oliveira, o “Bolinha”, o melhor estava guardado para o final. Beatriz Ferreira subiu ao ringue para a disputa das quartas de final e mostrou por que é uma das grandes candidatas ao título. A brasileira dominou a luta contra a holandesa C. Heijnen e venceu todos os rounds. Com a vitória, Beatriz chega à semifinal e garante no mínimo a medalha de bronze.
Triatlo
O Brasil inaugurou o dia olímpico com 4 atletas no triatlo, dois em cada gênero. No feminino, Vittoria Lopes terminou no 25º e Djenyfer Arnold no 20º lugar. No masculino, Manoel Messias ficou na 45ª colocação e Miguel Hidalgo terminou no 10º lugar, melhor resultado brasileiro na história da modalidade.
Vôlei masculino
Ainda na madrugada desta quarta-feira, a seleção brasileira de voleibol masculina entrou em ação. Precisando se recuperar da derrota na estreia, o Brasil enfrentou a Polônia. Apesar do jogo parelho, decidido apenas no tie-break, quem levou a melhor foi a seleção polonensa, que venceu por 3 a 2. Agora o Brasil precisa vencer o Egito na última rodada para se classificar.
Judô
Polêmica e tristeza no judô. Rafael Macedo, na categoria até 90kg masculino, foi o único brasileiro no tatame nesta quarta-feira. O judoca chegou até a disputa por medalha de bronze, mas acabou sendo derrotado. Rafael vinha comandando o confronto e quase aplicou golpes que poderiam lhe render a vitória. Entretanto, no fim do tempo regulamentar, Rafael agarrou o adversário por dentro da manga, técnica proibida no judô, e acabou tomando seu terceiro shidô e sendo eliminado, ficando sem a medalha.
Vela
Atuais bicampeãs olímpicas na prova do 49erFX da vela, a dupla brasileira Martine Grael e Kahena Kunze não tem mais chances de medalha. Grael e Kunze avançaram para a prova decisiva, a “medal race”, mas a performance durante as regatas conta no final, dificultando a somatória das brasileiras.
Ciclismo BMX Freestyle
Gustavo Bala Loka fez história na final do Ciclismo BMX Freestyle, mas ficou sem a medalha. O brasileiro atingiu a melhor colocação da história do Brasil no ciclismo, terminando a prova decisiva na 6ª posição.
Canoagem slalom
Ana Sátila ficou novamente perto da medalha, mas ainda não foi dessa vez. Na prova do C-1 slalom, Sátila terminou a final na 5ª colocação.
Tênis de mesa
Principal mesatenista da história do Brasil, Hugo Calderano segue em busca de uma medalha inédita no tenis de mesa. O brasileiro venceu o francês Alexi Lebrun nas oitavas de final da modalidade e avançou para às quartas, repetindo o resultado de Tóquio 2020.
Futebol feminino
Mais uma partida decepcionante da seleção feminina de futebol. Com expulsão de Marta ainda no primeiro tempo, o Brasil foi derrotado pela Espanha por 2 a 0. Mesmo com a derrota a seleção conseguiu passar de fase por ser uma das duas melhores terceiras colocadas.
Tênis
Bia Haddad e Luisa Stefani, últimas representantes do Brasil no tênis olímpico, foram derrotadas e deram adeus à Paris.
Ginástica artística
Diogo Soares terminou a prova do individual geral da ginástica artística masculina na 23ª posição.
Vôlei de praia
Show da dupla Evandro e Arthur no vôlei de praia. Diante da dupla canadense Schachter/Dearing, os brasileiros não tiveram dificuldades e venceram por 2 a 0, parciais de 21/13 e 21/16. Com a vitória a dupla se garantiu nas oitvas de final.
Natação
Na final dos 1500m livre feminino, Beatriz Dizotti terminou na 7ª posição. Apesar de não conseguir medalha, essa foi uma campanha histórica da natação feminina brasileira, já que Bia foi a primeira nadadora do Brasil a chegar em uma final nesta prova.
Quadro de medalhas
O Brasil ainda segue em busca da sua primeira medalha de ouro, mas já possui 4 medalhas totais (1 prata e 3 bronzes). No topo da disputa, a China assumiu a liderança nesta quarta-feira. Confira o top-10 do quadro de medalhas: