Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é colunista da revista Isto É. Começou a carreira jornalística em 1996. É graduado em Comunicação Social pela FACHA, do Rio de Janeiro, e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. A partir de 2000, passou por ‘Jornal do Brasil’, ‘Agência Rio de Notícias’, ‘Correio do Brasil’, ‘Gazeta Mercantil’ e outros veículos. Assinou o Informe JB de 2007 a 2011, e também foi colunista da Gazeta. Entre 2009 e 2014 apresentou os programas ‘Frente a Frente’ e ‘Tribuna Independente’ (ao vivo) na REDEVIDA de Televisão, em rede, foi comentarista político do telejornal da Vida, na mesma emissora e foi comentarista da Rede Mais/Record TV em MG. Em 2011, lançou a ‘Coluna Esplanada’, reproduzida hoje em mais de 50 jornais de todas as capitais. Foi colunista dos portais ‘UOL’ e ‘iG’. Apresenta o programa de entrevistas "Líderes em Destaque" na Band Rio. Assina a coluna com equipe em Brasília, e correspondentes no Rio, Salvador e São Paulo.

Paraná Pesquisas – Macapá: metade da população aprova Governo Lula

(Arquivo) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - AFP
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: AFP

O cenário político não vai tão bem para o presidente Lula da Silva em Macapá (AP). O novo levantamento da Paraná Pesquisas indica que, dos eleitores macapaenses, 50,2% aprovam o Governo Lula III e 44% desaprovam; 28% declararam como “péssima” e 7% como “ruim” a administração do petista. Em contrapartida, 14,9% afirmaram ser “ótima”, 24,9% “boa” e por fim, 28% “regular”.

Já para o prefeito de Macapá Antônio Furlan (PODE) a realidade é outra – lidera com folga a aprovação na capital do Amapá. Dos eleitores do município, 81,4% aprovam a administração de Dr. Furlan e somente 14,9% desaprovam.

Se as eleições fossem hoje, o atual prefeito também levaria a melhor: na estimulada – quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor – 66,8% votariam no Dr. Furlan. Na sequência aparecem Josiel com 8,7% e Acácio Favacho com 2,7%. No cenário espontâneo – quando os nomes dos candidatos não são apresentados – 58,5% não sabem em quem vão votar ainda. Neste contexto, Dr. Furlan ficou com 30,5% das intenções de votos.
Para realização da consulta, a Paraná Pesquisas ouviu 711 eleitores do Macapá, através de entrevistas pessoais entre os dias 13 e 16 de julho de 2023. O levantamento atinge grau de confiança de 95% e margem de erro de 3,7%.