Paixão por café leva apresentadora Luisa Nogueira para uma conexão entre Brasil e Honduras

Divulgação
Apresentadora Luisa Nogueira Foto: Divulgação

Vamos falar de café?! Esse é o convite de um evento que será realizado em Honduras, na América Central, entre os dias 20 e 25 de fevereiro que propõe uma discussão profunda sobre a cafeicultura. Isso porque as exigências do mercado internacional para um cultivo mais sustentável vêm movimentando o setor globalmente. O congresso que acontecerá na cidade hondurenha de Copan Ruinas ganhou o nome de “Let’s Talk Coffee” e terá como apresentadora a jornalista e cafeicultora mineira Luisa Nogueira.

Em suas expedições internacionais, Luisa conecta o trabalho dos produtores brasileiros com os desejos e necessidades dos compradores mundo afora.

“Os encontros de articuladores do segmento vem sendo cada vez mais frequentes em diferentes continentes. O objetivo é fazer com que o setor produtivo entenda os melhores caminhos a serem adotados no manejo das lavouras sob os aspectos ambientais e socioeconômicos. E tudo isso passando pela qualidade do café especial” afirma Luisa.

Em 2022, Luisa Nogueira trouxe para o público informações sobre como o café brasileiro vem sendo apreciado lá fora em expedições internacionais. Ela produziu conteúdos sobre a bebida em Dubai, Boston e Milão.

Os vídeos foram exibidos no canal Play no Agro e nas plataformas digitais da influenciadora que contou com um alcance de mais quatro milhões de contas nas redes sociais @luisanogueiratv.

A especialista em comunicação para o agronegócio dá um panorama macro da atividade e revela alguns detalhes de como será sua expedição para conhecer outras culturas de café fora do país em 2023.

“As dores dos cafeicultores da América Central não são muito diferentes das nossas. Eles são cobrados pela União Europeia, por exemplo, como nós somos. Mas, pelo menos aqui no Brasil, já produzimos com muita responsabilidade e não precisamos que nos ensinem a cultivar alimentos. Porém, é preciso que o setor produtivo continue firme no propósito de trabalhar um café especial para atender a demanda cada vez mais crescente.” conclui.

Sempre com um olhar cirúrgico e atento, Luisa Nogueira acredita que a produção brasileira se aprimora a cada dia na busca por fornecer um café sustentável para o mercado, levando em consideração os aspectos sociais, ambientais e econômicos. E para ela, essa também é uma oportunidade para o Brasil se posicionar mostrando as boas práticas que vêm desenvolvendo em campo.

Além da produção de grãos especiais de café, a fazenda de Luisa – localizada em Carmo da Cachoeira, no Sul de Minas Gerais – também é produtora de leite e possui um forte comprometimento com essas ações. Esse posicionamento fez da propriedade dela, a Fazenda Baixadão, a vencedora do Prêmio Nacional de Sustentabilidade.

“Ainda temos muito a fazer para aumentar o consumo de cafés de qualidade no Brasil. Mas o fato é que esse número aumenta. Cresce o número de cafeterias e da procura por grãos de qualidade. Precisamos disseminar a cultura de consumir uma bebida de qualidade no país. O café especial é diferente do café tradicional. É um café sem defeitos, com sabores e aromas que sobressaem na xícara. Por isso apresenta uma doçura natural, não é amargo.”, detalha Luisa que este ano estreia com o Play no Agro, na EPTV afiliada da TV Globo.

Expedição do Café 2023 começa em Honduras

Depois de já ter percorrido mais de 3 mil km para desbravar a produção de café em todo território nacional, pela primeira vez Luisa Nogueira se prepara para acompanhar a produção que é feita fora do país. Antes ela havia explorado a outra ponta, a dos compradores e consumidores. Com um clima predominantemente tropical como o do Brasil, Honduras será o ponto de partida da expedição que deve contar com a parceria de uma empresa americana que promove esses encontros pelo mundo.

O objetivo da empreitada é a troca de experiência com outros cafeicultores a fim de trazer informações relevantes para o Brasil. Além disso, Luisa vai acompanhar de perto a colheita, manejo e processos que garantam safras de café de boa qualidade sem negligenciar o fator sustentabilidade.

“Nossa expedição este ano está sendo construída em dois momentos: primeiro a visita em países produtores e, segundo a visita em países consumidores. Mas já posso adiantar que depois de Honduras o próximo destino é Portland, em abril, local onde será realizado a próxima edição do Specialty Cofee Expo, evento de muita troca de conhecimento. Uma oportunidade incrível de conhecermos as tendências do setor e aprender muito sobre a produção de café com seus aromas e sabores”, detalha Luisa.