Recentemente a influenciadora Maíra Cardi postou uma foto que despertou a atenção de seus seguidores. O motivo foi uma tatuagem com as iniciais “TN” nos dedos da modelo, em homenagem ao seu noivo, Thiago Nigro, também conhecido como ‘Primo Rico’. O responsável pelos traços foi o ex-BBB Rafinha, campeão da oitava edição do reality show.

A imagem reacendeu uma polêmica discussão nas redes, com alguns internautas defendendo a demonstração de carinho através das tatuagens, enquanto outros apontaram que se trata de um relacionamento recente demais para eternizar o símbolo na pele.

O tatuador e artista visual Rapha Lopes explica a crescente procura por tatuagens afetivas e os perigos de quem opta por este tipo de demonstração de afeto: “As modas das tatuagens são cíclicas. Se olharmos para trás, teve a moda da carpa e do estilo oriental, teve a moda do tribal e até das plantas e flores. Porém, a tatuagem afetiva sempre esteve presente”.

“Homenagear familiares que já se foram ou que são muito importantes, como pai e mãe, a chegada de um filho ou sobrinho, ou, o mais arriscado, homenagear a pessoa que você ama sempre existiu. Porém, dos exemplos, o que mais causa arrependimento é a tatuagem para o amado(a), pois, a tatuagem é eterna e a maioria dos relacionamentos, não”, explica.

Segundo levantamento realizado pela plataforma Preply, o Brasil é o segundo país que mais corrige, cobre, ou remove tatuagens no mundo. A pesquisa aponta que cerca de 250 mil pessoas procuram algum tipo de alteração por arrependimento de alguma tatuagem realizada, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, onde o número chega a mais de 1 milhão de pessoas.

O tatuador explica também que muitas pessoas procuram o seu estúdio a fim de cobrir tatuagens antigas, e muitos possuem símbolos ou nomes de antigos relacionamentos: “É o clássico arrependimento. No calor da relação, é comum achar que será eterno e a tatuagem parece ser a maior prova disso. Porém, sabemos que a vida reserva muitas surpresas, e ao acabar o relacionamento, a marca na pele continua”.

“Assim, o profissional precisa ter criatividade e muita competência para planejar uma arte por cima, que faça desaparecer os traços. Por isso, é altamente recomendado que o cliente pense muito bem antes de fazer esse tipo de homenagem e ao decidir, procure um profissional competente que realize um serviço que faça jus ao sentimento que gostaria de eternizar”, finaliza.