As causas sociais não instigam somente pessoas anônimas. Cada vez mais famosos estão engajados em fazer parte de trabalhos desse tipo. Alguns exemplos são a Luísa Mell, com a defesa dos animais, e Luciano Huck, que é idealizador do Instituto Criar, local destinado a ensinar várias disciplinas como cinema, TV e novas mídias para crianças e jovens carentes.
Consequentemente, a participação deles nesses projetos pode ter um grande impacto em várias frentes. As pessoas enxergam as celebridades como referência, portanto, todas as ações que elas tomam influenciam milhares de indivíduos.
Segundo o especialista em comportamento humano Alex Rosseti, existem várias formas de como a presença de celebridades em projetos sociais pode ser benéfica. Dentre elas estão o aumento da conscientização e a inspiração para outras ações.
“Acredito que a presença de uma celebridade possa chamar a atenção para um problema social e aumentar a conscientização sobre a questão. As pessoas podem estar mais inclinadas a prestar atenção e se envolver se souberem que um famoso está envolvido”, comenta.
“Com uma celebridade envolvida em um projeto social, as pessoas podem se sentir mais inclinadas a se envolver. A participação de um famoso pode ser um incentivo para as pessoas se envolverem em ações sociais e se tornarem mais ativas em suas comunidades. Outro benefício que cito é o aumento de recursos financeiros. A presença de uma celebridade em um projeto social pode aumentar a arrecadação de fundos. Muitas vezes, as pessoas estão dispostas a doar mais dinheiro se descobrem que sua doação será apoiada por uma celebridade”, completa.
O trabalho social deve ser realizado de forma significativa e efetiva, independentemente da presença de uma celebridade. Ainda de acordo com Alex Rosseti, a participação de famosos pode trazer benefícios, mas não deve ser vista como a única maneira de resolver problemas sociais.
“Embora a participação de famosos possa ser benéfica em muitos aspectos, como aumentar a conscientização e arrecadar fundos para causas importantes, é essencial lembrar que as soluções para problemas sociais são complexas e requerem uma abordagem multidimensional. A resolução de problemas sociais requer ações bem organizadas e contínuas em várias frentes, incluindo políticas públicas, investimentos em comunidades e ação coletiva”, finaliza.