O pastor Osório José Lopes é acusado de aplicar golpes milionários. Por meio das redes sociais, ele afirmava que tinha dinheiro no “Tesouro Mundial” e queria repartir com os fiéis, mas, para isso, solicitava uma ajuda financeira. O religioso prometia às vítimas retornos bilionários. Segundo o delegado Marco Antônio Maia, o pastor ostentava uma vida de luxo em Goiás. As informações são do G1.
“No município de Leopoldo de Bulhões (GO), ele tinha uma casa de luxo e ia de helicóptero para os cultos na cidade de Goianésia. Usava carros de luxo e tinha seguranças, joias. Essa aeronave era alugada, usada só para enganar os fiéis”, afirmou o delegado.
Osório também é investigado pela Justiça de São Paulo por também ter aplicado golpes na capital paulista.
Prisão
Em 2018, Osório e um outro pastor foram presos suspeitos de obterem R$ 15 milhões por meio de golpes aplicados em fiéis na cidade de Goianésia.
Osório tornou-se réu no processo, mas responde em liberdade.
“Ele saiu de Goiás e tentou evitar as vítimas aqui porque a polícia já investigava. Agora, com as redes sociais, ele fez vítimas em todos os estados do país”, afirmou o delegado Marco Antônio.
No domingo (13), uma equipe do Fantástico entrou em contato com o pastor. Porém ele se recusou a conceder uma entrevista. Em vez disso, publicou um vídeo na internet no qual expressou o seu posicionamento.
“Não tenho vergonha de dizer que lá atrás eu fiz coisas erradas. Erradas porque não tive orientação jurídica. Estamos entrando com recursos para provar que somos inocentes. Eu nunca neguei que tenho as minhas dívidas e tenho os meus combinados, que não foram ainda cumpridos mas a espera de ser cumpridos, muito breve”, relatou Osório.
Redes sociais
As vítimas são atraídas pelo pastor por meio das redes sociais. Ele posta vídeos diariamente nos quais promete retornos bilionários para os seus futuros investidores.
Segundo Osório, ele conseguiu a sua fortuna após orar por um homem que é bilionário. Como agradecimento, ele recebeu alguns papéis que valiam muito dinheiro.
“Um emblema do Banco Mundial com timbres, com selos. Só que a maioria era escrito em inglês, a maioria filipino e a maioria da coreia do sul. E eu não entendia nada. Ele disse: ‘pastor, isso aqui é uma Letra do Tesouro Mundial. É dinheiro que o senhor nunca mais vai passar fome.”
O que diz o Banco Central
O Banco Central e o Tesouro Nacional informaram que a “Letra do Tesouro Mundial” é um título que não existe.
O promotor de Justiça de São Paulo Arthur Pinto Lemos afirmou que, “através desses vídeos, está havendo a prática fraudulenta de se prometer um lucro absurdo com manobras financeiras que não são concretizadas”.