A Gerdau anunciou a aquisição de 100% da Gerdau Summit, localizada em Pindamonhangaba (SP), ao adquirir as participações de 39,53% da Sumitomo e 1,74% da The Japan Steel. O valor da transação, de US$ 32,6 milhões, será pago à vista, conforme comunicado ao mercado nesta quinta-feira (21). A operação reforça a estratégia da siderúrgica brasileira de expandir sua atuação em produtos de maior valor agregado.
A Gerdau Summit tem capacidade instalada de 40 mil toneladas de aços fundidos e forjados, com foco na produção de cilindros e eixos para os setores de aço, alumínio, sucroalcooleiro e energia. Com a aquisição, a Gerdau busca ampliar a sinergia entre seus negócios e fortalecer sua posição nos mercados atendidos. O fechamento da transação está previsto para o início de 2025, sujeito à aprovação de órgãos reguladores e cumprimento de condições usuais.
A compra da Gerdau Summit é mais um movimento estratégico da siderúrgica. No início de novembro, a empresa concluiu a aquisição da americana Dales Recycling, especializada em processamento e reciclagem de sucata, por US$ 60 milhões. Essa transação visa aumentar a captação de insumos e expandir a presença em mercados de maior rentabilidade.
Além disso, na última semana, a Gerdau assinou contratos com a Petrobras para o fornecimento de gás natural no mercado livre. O acordo atenderá a unidade de produção de aços especiais no Rio Grande do Sul, reforçando o compromisso da empresa com a competitividade e eficiência em suas operações. Essas iniciativas destacam a busca da Gerdau por diversificação e fortalecimento em mercados estratégicos.
Com informações do Money Times e Notícias de Mineração.