Eliezer confessou que o exagero estético pós-BBB22 foi consequência da distorção de imagem provocada pela pressão estética. Após compreender o transtorno, o influenciador decidiu desfazer a harmonização facial. 

+ Eliezer confessa distorção de imagem e desfaz harmonização facial; confira antes e depois

Anne Crunfli, psicóloga especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, explica que o Transtorno Dismórfico de Imagem (TDC) é uma condição psicológica, que representa uma distorção da maneira na qual a pessoa enxerga o próprio corpo. A grande insatisfação em questão pode ocasionar atitudes perigosas, desde exageros em cirurgias e procedimentos estéticos a práticas não saudáveis, como bulimia, por exemplo. Com isso, as consequências podem ser físicas e psicológicas.

“Como todo transtorno é multifatorial, pode envolver questões neurológicas, desencadeadas por um processo contínuo ansiogênico, promovendo a liberação hormonal no cérebro associado ao humor, por exemplo”, informa a especialista.

Entre os fatores que provocam a condição, Anne destaca o ambiente em que a pessoa se desenvolveu. “Que tipo de pressão psicológica sofreu para corresponder às pressões sociais? Houve uma educação reforçadora de padrões sociais midiáticos? Tudo isso deve ser levado em conta”, orienta.

Conforme o desabafo de Eliezer, Viih Tube, sua mulher, foi quem o ajudou a reconhecer os sinais da distorção de imagem. Anne destaca que a rede de apoio é muito importante para quem sofre de qualquer transtorno. 

Buscar por profissionais de saúde mental é imprescindível para o diagnóstico. O tratamento requer acompanhamento psiquiátrico e psicológico associados. Casos mais graves, em que a saúde pode estar prejudicada, por exemplo, pode demandar, também, apoio nutricional ou até mesmo internação.