Pelo menos duas pessoas morreram e duas ficaram feridas nesta sexta-feira em um bombardeio russo na cidade de Kurakhove, no leste da Ucrânia, informou uma autoridade local.

A Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, multiplicou seus bombardeios contra a ex-república soviética nas últimas semanas, alvejando áreas urbanas e infraestruturas essenciais, como a rede eléctrica e ferroviária.

“A zona central da cidade foi atingida e vários edifícios foram danificados. Duas pessoas ficaram feridas e outras duas morreram”, escreveu o chefe da administração militar de Kurakhove, Roman Padun, no Facebook.

O bombardeio ocorreu na manhã de sexta-feira, segundo ele. Kurakhove está localizada perto da linha de frente, cerca de 40 km a oeste da cidade de Donetsk, ocupada pela Rússia.

As forças ucranianas, enfraquecidas por uma contraofensiva fracassada no verão de 2023 e pela suspensão da ajuda militar dos EUA durante meses, enfrentam uma escassez de homens e munições, aumentando a pressão na linha de frente.

As tropas russas avançam nos arredores da antiga cidade de Avdiivka, tomada por Moscou em fevereiro.

A Rússia também tenta ocupar Chasiv Yar, o que lhe permitiria abrir caminho à tomada de outras cidades maiores nesta área.

bur/mba/sag/meb/jc