Pelo menos 22 pessoas morreram após um deslizamento de terra em uma mina no norte da Tanzânia, anunciaram os serviços de resgate neste domingo (14).

A tragédia aconteceu em uma mina no distrito de Bariadi, na região de Simuyu, mais de 500 quilômetros ao norte da capital, Dodoma.

“O número de mortos é de 22, todos homens”, declarou o chefe dos serviços de resgate da região, Faustine Mtitu, ao declarar o fim das operações.

“Estamos convencidos de que não há outros corpos presos nos escombros”, anunciou, acrescentando que as medidas de segurança não foram respeitadas na mina.

“Estes compatriotas tanzanianos eram mineiros (…) da região que tentavam ganhar a vida para si e para suas famílias e contribuíam para o desenvolvimento do país”, escreveu mais cedo a presidente da Tanzânia, Samia Suluhu, na rede social X.

Os serviços de resgate não deram mais detalhes sobre as circunstâncias do acidente, nem quando aconteceu.

A Tanzânia é o quarto maior produtor de ouro da África, e a mineração é uma das principais fontes de divisas da economia.

Assim como vários países da África Oriental, entre eles Quênia, Somália e Etiópia, está sofrendo inundações repentinas causadas por chuvas torrenciais relacionadas com o fenômeno climático El Niño.

No mês passado, 76 pessoas morreram em deslizamentos de terra na cidade de Katesh, localizada em uma região montanhosa no norte da Tanzânia.

str-amu/gil/pc/an/tt/dd