Com 1ª fumaça preta, conclave ainda não elege novo papa (2)

VATICANO, 7 MAI (ANSA) – Os 133 cardeais reunidos no conclave na Capela Sistina, no Vaticano, não conseguiram escolher o sucessor do papa Francisco na primeira votação realizada nesta quarta-feira (7).   

A fumaça preta se ergueu da chaminé da Capela Sistina, onde ocorre a reunião secreta dos religiosos, às 16h (horário de Brasília), mais de três horas depois do fechamento das portas e da fala de Diego Ravelli, mestre das celebrações litúrgicas papais, “”Extra omnes” (Todos para fora, no português).   

Em 12 de março de 2013, ano em que Jorge Bergoglio foi eleito, a primeira fumaça preta foi liberada duas horas e oito minutos depois do “Extra Omnes”. Esta é a maior demora dos três últimos conclaves.   

Segundo apuração, uma série de fatores contribuíram para o “atraso” do processo de votação, como a duração da meditação feita pelo cardeal Raniero Cantalamessa, que ocorreu em 45 minutos, e o fato de que os cardeais, além de serem 18 a mais do que em 2013, são em sua maioria “neófitos” ( recém-admitido) e vários deles não falam italiano.   

O resultado produzido pela queima dos votos dos cardeais indica que nenhum participante obteve a maioria de dois terços dos votos necessários para eleger o novo pontífice, ou seja, 89, e confirmou as expectativas para o primeiro dia do conclave – a possibilidade de eleição era muito baixa.   

Os mais de 45 mil fiéis presentes na Praça São Pedro receberam a notícia com decepção, tendo em vista que esperavam uma fumaça branca e os sinos para celebrar a escolha do novo papa.   

Com o término da primeira votação, os cardeais seguem confinados na Casa Santa Marta, e o conclave para eleger o sucessor de Bergoglio continua nesta quinta-feira (8), com duas votações pela manhã e outras duas à tarde, ou até que um dos participantes obtenha o quórum necessário para ser escolhido o novo líder da Igreja Católica Romana.   

A expectativa é de que o conclave dure entre dois e cinco dias, segundo cardeais ouvido durante as congregações gerais que antecederam o processo na Capela Sistina. A votação ocorre após Francisco falecer, aos 88 anos, no último dia 21 de abril, em decorrência de um AVC seguido de uma parada cardiocirculatória, depois de uma longa batalha contra uma pneumonia bilateral.   

Confira os horários do segundo dia do conclave: Perto de 5h30 (horário de Brasília): primeira votação do segundo dia. Se o papa for eleito, sairá fumaça branca. Se não for definido, nada acontecerá; Perto de 7h: segunda rodada de votação do dia. Se o pontífice for definido, sairá fumaça branca da chaminé da capela Sistina.   

Se não houver definição, a fumaça preta será expelida; Perto de 12h30: terceira rodada de votação do dia. Se o líder da Igreja Católica for escolhido, sairá fumaça branca. Se não for definido, nada acontecerá; Perto de 14h: quarta rodada de votação do dia. Se o Santo Padre for definido, sairá fumaça branca, enquanto que uma não eleição liberará fumaça preta. (ANSA).