Entre os dias 25 e 27 de junho, acontece na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, o 4º Fórum Spcine, evento que reúne profissionais do mercado audiovisual para debater e formular políticas públicas para o setor.
Com o tema “Uma Década Transformando o Audiovisual e Inspirando o Futuro”, o evento reunirá especialistas nacionais e internacionais em mais de 40 atividades gratuitas e livres, e aborda temas como preservação da memória audiovisual, inovação tecnológica, cinema indígena, inteligência artificial, e a potência das empresas públicas no setor.
Entre os convidados já confirmados para o evento estão as atrizes Camila Pitanga e Bianca Comparato, além do escritor, roteirista e diretor Raphael Montes, autor dos sucessos “Bom Dia, Verônica” e “Beleza Fatal”.
O evento também será transmitido gratuitamente para todo o Brasil, por meio da plataforma de streaming Spcine Play, com o intuito de ampliar o alcance do evento e permitir que profissionais, estudantes e entusiastas do audiovisual participem da programação e acompanhem os debates e painéis mesmo estando fora de São Paulo.
Entre os painéis de destaque nos três dias do evento, estão: “A Cidade em Cartaz”, que discute o impacto dos festivais de cinema nas cidades, com a presença de Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Josiane Osório, presidente do Fórum Nacional dos Festivais, e Karlinne Cordeiro, educadora cultural e gestora pública.
O protagonismo indígena ganha destaque com o lançamento do Mapeamento do Audiovisual Indígena, seguido pelo painel “Vozes Originárias – Conhecimento, Território e Cinema”, com a participação de Melanie Hadley, integrante da comunidade Minegoziibe Anishinabe e vice-presidente de Indústria, Parcerias e Crescimento no Indigenous Screen Office (ISO), no Canadá, e do jornalista indígena Tácio Melo.
Outro destaque é o lançamento do Estudo de Impacto e Perfil de Público do Circuito Spcine, realizado pela FIPE, com mediação de Emiliano Zapata, diretor de Inovação e Políticas do Audiovisual da Spcine, e Leandro Pardí, Superintendente de Inovação e Políticas do Audiovisual da Spcine. A apresentação vai revelar dados inéditos sobre a audiência das salas públicas de cinema da Prefeitura de São Paulo, seus efeitos sociais e perspectivas para 2025.
A programação completa e as inscrições gratuitas podem ser consultadas no site oficial do evento.
Transporte gratuito
Quem for presencialmente ao evento na Cinemateca terá seu acesso facilitado por meio de vans de traslado da Estação Vila Mariana do Metrô até a Cinemateca Brasileira, a partir das 9h, em todos os dias de programação. A última van retorna da Cinemateca às 20h30. Para encontrar o ponto de saída das vans, basta seguir as sinalizações do Fórum Spcine dentro da estação e localizar os monitores uniformizados com camisetas pretas com o logo Spcine 10 anos, que estarão posicionados na área externa do metrô. A iniciativa visa garantir mais comodidade aos participantes, incentivando o uso do transporte público e promovendo a inclusão no evento.
Serviço
4º Fórum Spcine
Cinemateca Brasileira – Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo.
25 a 27 de junho de 2025
Grátis
Confira a programação em forumspcine.com.br