O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou os comentários feitos após as derrotas do governo no Congresso Nacional na quarta-feira (24). 

Em discurso feito em São Paulo, no evento do dia da indústria promovido pela Fiesp, o presidente afirmou que os comentários de que “tudo acabou” são exagerados e que, para ele, está tudo normal na relação com o congresso.  

+‘Nem um voto’ para DeSantis: o pedido do presidente do México aos hispânicos nos EUA

“Muitas vezes a gente acorda de manhã e pensa que o mundo está acabando, pelo tipo de notícia que você lê. E quando você vai ver o que realmente aconteceu, não aconteceu as coisas graves que muitas vezes são divulgadas e que deixam uma parte da sociedade em pânico. Agora começou o jogo, vamos conversar com o Congresso e vamos fazer a governança daquilo que nós precisamos fazer ”, disse. 

O governo amargou duas derrotas na Câmara dos Deputados na noite de quarta-feira (24). A primeira foi a reorganização dos ministérios, que esvaziou os ministérios do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e dos Povos Indígenas.

A segunda foi a aprovação do pedido de urgência do Projeto de Lei do Marco Temporal, que altera a política de demarcação de Terras Indígenas no país, e que desagradou boa parte da base de apoio do governo. 

 A Secom do governo federal confirmou que haverá uma reunião de Lula com as ministras Marina Silva e Sônia Guajajara na manhã desta sexta-feira (26).