Lançamentos de ajuda humanitária pelo ar são considerados perigosos, com o risco de a carga atingir os moradores locais: autoridades em Gaza afirmam que pelo menos cinco palestinos foram mortos em incidentes relacionados a essas entregas.

A ONU alerta que um quarto da população da Faixa de Gaza está à beira da fome, enquanto ONGs denunciam que Israel estaria usando a fome como arma de guerra.

Presta atenção nesse vídeo… É ajuda humanitária sendo lançada sobre Gaza, só que o paraquedas não abriu! O pacote vai, então, em queda livre em direção à Cidade de Gaza.

A agência Reuters conseguiu confirmar o local, mas não a data do lançamento. Não ficou claro se a carga atingiu alguém, mas as autoridades em Gaza dizem que pelo menos cinco palestinos foram mortos por entregas como essa. Os Estados Unidos dizem que as mortes não foram causadas pela ajuda americana.

Lançamentos de ajuda humanitária pelo ar são considerados perigosos. Mas vários países têm enviado ajuda dessa forma porque Israel se recusa a abrir rotas humanitárias por terra.

Jogar comida e água pelo ar costuma ser o último recurso em regiões de conflito. E não basta pra substituir o envio de ajuda por terra. A capacidade dos aviões é menor do que a de comboios de caminhões. E a distribuição dos mantimentos é caótica.

A ONU alerta que um quarto da população da Faixa de Gaza está à beira da fome. E ONGs denunciam que Israel estaria usando a fome como arma de guerra.