Não foi desta vez que os fãs do tênis vão ficar sem uma de suas maiores jogadoras da história. A norte-americana Serena Williams derrotou, nesta quarta-feira, a australiana Ajla Tomljanovic, 46ª do ranking da WTA, por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/4), 2/6 e 6/2, em duelo válido pela terceira rodada do US Open. Esta poderia ter sido sua última partida, já que anunciou a decisão de se aposentar após o Grand Slam americano, do qual é hexacampeã.

Serena imprimiu um ritmo mais forte a partir do sexto game, na tentativa de obter a primeira quebra de serviço, mas o erro em duas bolas importantes impediram o êxito da veterana.

A norte-americana teve êxito no oitavo game, quando conseguiu manter força em todos os pontos. Com 5/3 no placar, Serena sacou para fechar a primeira parcial, mas Ajla Tomljanovic aproveitou falhas da rival para devolver a quebra e voltar a equilibrar a disputa.

E a australiana fez mais. Voltou a quebrar o saque de Serena no 11º game e, com um serviço bem colocado e forte, superou os ataques da americana para fechar o primeiro set, após 50 minutos: 7/5.

O segundo set teve início com uma ‘guerra’ para Serena conseguir confirmar seu serviço. Empurrada pelos 24 mil presentes ao Arthur Ashe Stadium, a americana voltou a quebrar o saque de Tomljanovic e confirmou o seu, graças a bons saques, abrindo 3/0.

Tomljanovic sentiu a pressão, falhou no serviço e viu Serena obter mais uma quebra e fazer 4/0 no placar. No quinto set, a veterana é quem foi irregular e teve o saque quebrado mais uma vez na partida. O sétimo game foi sensacional, com a australiana buscando devoluções fortes, mas a americana mostrou muita garra para fazer 5/2.

O oitavo game foi uma batalha de 16 minutos até que Tomljanovic conseguiu manter seu serviço e diminuir para 5/3. Serena errou muito no nono game e permitiu que a australiana baixasse para 5/4 e depois empatasse em 5/5. As duas mantiveram seus saques e a decisão do segundo set foi para o tie-break.

A disputa foi intensa, com Serena demonstrando uma disposição incrível para uma quarentona. A vitória veio após 1h23, em 7/4: 1/1 em sets.

Com chances remotas de título no US Open, apesar da esperança, Serena deve encerrar sua carreira, os 40 anos, com a incrível marca de 23 troféus de Grand Slam, um recorde na Era Aberta do tênis, iniciada em 1968. Acima dela está apenas a australiana Margaret Court, que conquistou quase todos os seus 24 troféus antes da profissionalização do esporte.