A Polícia Civil deflagrou na última quinta-feira (20) a Operação “Gun Project” e prendeu seis pessoas suspeitas de participarem de uma célula neonazista. O caso ocorreu nos municípios de Florianópolis, São José, Joinville, Maravilha e São Miguel do Oeste, todos localizados em Santa Catarina. A ocorrência foi divulgada pela corporação nesta segunda-feira (24).

A Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância da Diretoria Estadual de Investigações Criminais cumpriram seis mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão.

Conforme as investigações, a célula neonazista se dedicava na produção caseira de armas de fogo e cometia crimes raciais. O local de reunião do grupo era em um sítio e os membros utilizavam coletes e réplicas de uniformes nazistas para realizar o treinamento com armas e discutir ideias antissemitas.

Ainda segundo as investigações, a célula neonazista possuía uma impressora 3D, que foi apreendida durante a prisão de um de seus membros por tráfico de drogas, em abril deste ano. Na ocasião também foram confiscadas peças de armas feitas pela impressora e bandeiras supremacistas.

Na operação de quinta-feira, também foram apreendidos diversos materiais neonazistas.