Na quarta-feira, 1, na noite de encerramento da 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a Netflix anunciou o filme “Saudade fez Morada aqui Dentro” como vencedor da primeira edição do Prêmio Netflix. A produção foi selecionada entre os filmes brasileiros do festival e passará a ser exibida na plataforma em mais de 190 países, em data ainda a ser anunciada.

“Saudade fez Morada aqui Dentro é uma produção que representa a diversidade e a riqueza do cinema brasileiro, e estamos ansiosos para audiências no mundo todo terem a oportunidade de descobrir essa história”, afirmou Gabriel Gurman, diretor de filmes da plataforma no Brasil.

Dirigido por Haroldo Borges, do coletivo baiano Plano 3 Filmes, o longa conta a história de Bruno, vivido por Bruno Jeferson, um menino de 15 anos que está perdendo a visão de forma irreversível. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, o longa converte o destino trágico de seu protagonista em um relato de aprendizagem coletivo.

“É muito significativo que um filme baiano esteja presente em uma plataforma de alcance planetário. Desejo que esse prêmio seja um sinal dos novos tempos e que ele inspire nossa luta coletiva na construção do cinema brasileiro. Que nossas histórias possam ocupar todas as telas!”, celebrou Borges.

O filme foi escolhido por um júri formado por Gurman, Flávia Guerra, jornalista e documentarista especializada em cinema, e pela cineasta Anita Rocha da Silveira.