A tunisiana Ons Jabeur venceu nesta terça-feira a australiana Ajla Tomljanovic e se tornou a primeira tenista africana a avançar às semifinais do US Open.

Jabeur, número 5 do ranking da WTA, teve uma sólida atuação e fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 7-6 (7/4), em uma hora e 40 minutos de partida na quadra central de Flushing Meadows (Nova York).

Aos 28 anos, a tunisiana já tinha se tornado em julho a primeira africana a chegar a uma final de Grand Slam na era aberta (desde 1968) ao ser vice-campeã de Wimbledon.

“Espero que inspire mais gerações na África. Isso significa muito para mim”, disse Jabeur após a vitória.

A tunisiana colocou fim à surpreendente campanha de Tomljanovic em Nova York, com destaque para a vitória sobre Serena Williams, que marcou a despedida da americana do tênis.

Depois de Serena, a australiana bateu a russa Liudmila Samsonova nas oitavas, num jogo em que salvou oito set points, mas nesta terça seu nível caiu diante de uma das melhores tenistas do circuito.

A tunisiana quebrou o serviço de Tomljanovic no início do segundo set, mas a australiana se recuperou e conseguiu levar a decisão para o ‘tiebreak’.

Jabeur, tensa por ver sua vitória em risco, jogou várias vezes sua raquete no chão, o que levou boa parte do público a mudar de lado e apoiar sua adversária.

“Peço desculpas pelo meu comportamento. Queria manter a calma, mas a raquete escapou da minha mão”, brincou. “Demorei a conter a frustração porque quando conseguia os ‘breaks’ ela continuava lutando e dificultando para mim”.

Apesar do nervosismo, Jabeur sacramentou sua vitória no ‘tiebreak’ e reforçou sua confiança que vem crescendo desde sua espetacular atuação em Wimbledon.

“Lá eu perdi, mas agora sei que sou capaz de ganhar um Grand Slam”, declarou.

Sua adversária nas semifinais será a francesa Caroline Garcia, que passou pela americana Coco Gauff.

Garcia, campeã do WTA 1000 de Cincinnati em agosto, fechou o jogo em 2 sets a 0 com parciais de 6-3 e 6-4, em uma hora e 37 minutos de partida.

Contra Jabeur, a francesa tentará chegar a sua primeira final de Grand Slam na carreira.

“Não sei como descrever, é muito louco. A atmosfera foi muito forte porque joguei contra uma americana. Tinha muita energia”, declarou Garcia depois da vitória.

Ons Jabeur e Caroline Garcia se enfrentam por uma vaga na decisão do US Open na próxima quinta-feira

gbv/gfe/cb