Coluna: Guilherme Amado, do PlatôBR

Carioca, Amado passou por várias publicações, como Correio Braziliense, O Globo, Veja, Época, Extra e Metrópoles. Em 2022, ele publicou o livro “Sem máscara — o governo Bolsonaro e a aposta pelo caos” (Companhia das Letras).

O cronograma da oposição para o projeto da anistia na Câmara

Oposição já trabalha com um cronograma para aprovar o projeto da anistia, mas tramitação dependerá de reunião com Hugo Motta

Lula Marques/Agência Brasil
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O cronograma da oposição para o projeto da anistia prevê que o requerimento de urgência seja pautado no plenário da Câmara na próxima quinta-feira, 3, e que o mérito seja votado no dia 8 de abril.

O líder do PL, Sóstenes Cavalcante, terá uma reunião com Hugo Motta para tratar do tema em 1º de abril. Também é esperada a presença de líderes de outros partidos que apoiam o projeto da anistia.

Mesmo que a oposição trabalhe com esse cronograma, a forma e os prazos para a tramitação do projeto dependem do posicionamento de Motta nesse encontro.

Apesar de ameaçar obstruir a pauta da Câmara caso Hugo Motta recuse pautar a anistia, o PL não quer prejudicar a relação com o presidente da Casa. Bolsonaristas, no entanto, afirmam que não abrem mão que o projeto seja votado ainda neste primeiro semestre.

A ideia é que a manifestação do dia 6 de abril pela anistia, na Avenida Paulista, pressione os parlamentares pela aprovação do projeto.