O novo diretor artístico da Gucci, Sabato de Sarno, apresentou, nesta sexta-feira (12), em Milão, sua primeira coleção masculina, um misto de elegância e fantasia, que busca de alavancar as vendas desta marca icônica.

O estilista, de 40 anos, natural de Nápoles, revisitou o guarda-roupa do clássico cavalheiro com um espírito lúdico. Para isso, acrescentou toques excêntricos às peças.

Gucci abriu a Semana de Moda masculina de Milão, que terá 74 atrações até a próxima terça-feira, entre desfiles e apresentações. Os modelos apresentaram as novas criações em um grande hangar da periferia norte da cidade, decorado de forma minimalista.

Gravatas ultralongas tiveram destaque, às vezes usadas sem camisa. “É uma história de alegria de viver, de paixão, humanidade, pessoas, vida real, glamour irreverente, provocação, confiança, simplicidade, sentimentos e emoções imediatos”, descreveu o estilista sobre a coleção outono-inverno 2024/25, chamada de “Ancora”, cuja paleta de cores é majoritariamente sóbria.

Sabato De Sarno foi nomeado em janeiro de 2023, pelo grupo de luxo francês Kering, para relançar as vendas da marca italiana. Ele trabalhou por 14 anos para a Valentino, depois de passar pela Prada e Dolce & Gabbana.

A Gucci representa mais da metade das vendas da Kering, mas sua receita caiu 13% no terceiro trimestre de 2023. “A marca está em uma fase de transição. A reinvenção criativa de Alessandro Michele deu resultados excelentes”, mas, depois de um tempo, assim como tudo, cansou, explicou à AFP Luca Solca, analista da Bernstein. “Hoje, a Gucci tem que encontrar uma nova energia e novas ideias para entusiasmar os consumidores.”

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