Há truques que estamos habituados a ouvir, que garantem ser a solução para todos os problemas. No caso dos smartphones, todos conhecem a receita de usar arroz para secar o equipamento, bastando mergulhá-lo. Afinal, e como a Apple agora refere, esta atitude pode ser bastante prejudicial. A solução para secar o iPhone é simples e Apple explica como o deve fazer.

Uma das piores situações para os usuários é mesmo deixar cair o smartphone na água ou simplesmente molhá-lo. Claro que a solução óbvia é sempre usar arroz para o secar, mas esse mito caiu agora por terra. A Apple explica como agir e alerta que colocar o iPhone em arroz pode ter um efeito muito prejudicial.

Se carregar o iPhone enquanto existir líquido no conector Lightning ou USB-C, os pinos do conector ou o cabo podem ficar corroídos e causar danos permanentes ou deixar de funcionar, o que pode provocar problemas de conectividade no iPhone ou no acessório.

Embora não deva carregar o iPhone quando este estiver molhado, pode ter que fazer em uma emergência. Se voltar a ligar o iPhone ao cabo ou acessório, numa emergência, pode optar por ignorar a detecção de líquidos e carregar o iPhone.

Se tiver um carregador sem fios, pode utilizá-lo para carregar o iPhone. Para obter melhores resultados, certifique-se de que a parte posterior do iPhone está seca antes de o colocar no carregador com certificação Qi.

Se o iPhone ou acessório estiver molhado

Desligue o cabo do iPhone e desligue a outra extremidade do cabo do adaptador de corrente ou do acessório. Não volte a ligar o cabo até o iPhone e o cabo estarem completamente secos.

A forma mis correta de secar o iPhone:

  1. Toque suavemente com o iPhone na palma da sua mão com o conector voltado para baixo para remover o líquido em excesso. Deixe o iPhone numa área seca com alguma circulação de ar.
  2. Após, pelo menos, 30 minutos, tente carregar com um cabo Lightning ou USB-C ou ligar um acessório.
  3. Se voltar a ver o aviso, significa que continua existindo líquido no conector ou sob os pinos do cabo. Deixe o iPhone numa área seca com circulação de ar durante um dia. Pode tentar novamente carregar ou ligar um acessório durante este período. Pode demorar até 24 horas para secar completamente.
  4. Se o smartphone tiver secado, mas ainda não estiver carregando, desligue o cabo do adaptador, desligue o adaptador da tomada elétrica (se possível) e, em seguida, volte a ligá-los.

Cuidado com o que faz. Aqui estão alguns exemplos do que não deve fazer em qualquer situação:

  • Não seque o iPhone com uma fonte de calor externa ou ar comprimido.
  • Não introduza objetos estranhos, como cotonetes ou guardanapos de papel, no conector
  • Não coloque o iPhone num saco com arroz. Esta ação poderá fazer com que pequenos grãos de arroz danifiquem o iPhone.

Desta forma, o arroz não é indicado para secar o iPhone ou qualquer outro smartphone, ou equipamento eletrônico. Este é certamente um mito que tem sido perpetuado ao longo dos anos e que, na verdade, tem um efeito muito contrário ao esperado.