As redes sociais e as plataformas de streaming vem revolucionando, também, a forma como artistas cristãos têm se colocado no mercado fonográfico brasileiro. De olho nos números de views, cantores buscam linguagem jovem, mas sem esquecer da sua essência e sonoridade exponencial.

Letras que falam sobre Jesus, FÉ esperança e amor, em hinos pop de louvor para o público cristão, já não são a única realidade da música gospel no Brasil. Num país em que os evangélicos chegam a 40% de população (um universo de mais de 65 milhões de almas) o gospel se recicla e busca ampliar seu público. Um grupo que não parou de crescer ao longo dos últimos anos.

Um mercado que movimenta cerca de R$ 2 bilhões por ano virou alvo de atenção extra por parte das plataformas de streaming. A deezer, por exemplo, reconhece que “o consumo de música gospel no streaming cresceu de maneira expressiva” e, por isso, “tem investido cada dia mais no gênero, tendo uma equipe totalmente dedicada ao gospel”.

O mercado da música se abriu para a canção cristã. Com isso, muitos artistas estabelecidos do gospel conseguiram se reinventar nos últimos anos.

Pelo que se vê da experiência de Gabriela Rocha, a cantora é um fenômeno que extrapolou o nicho. Com o maior canal de uma artista gospel do mundo, ela soma 8 milhões de inscritos em seu canal do YouTube e um hit, “Lugar Secreto” (do álbum “Céu”, pela Oni Music). A música tornou-se a primeira canção gospel brasileira a ser conhecida mundialmente — soma mais de 527 milhões de reproduções.

Esses resultados em “milhões” têm sido uma constante para outros nomes da música gospel, como Aline Barros, Julliany Souza, Léo Brandão, Isadora Pompeo, Júlia Vitória, Sarah Beatriz, Samuel Messias, Isaías Saad, Morada, Gabi Sampaio, Leandro Borges, Midiam Lima, Daniel Ludtek e para novos talentos como Klebson Kollins e Arthur Callazans que residem fora do Brasil. O sucesso gospel estimulou inclusive a atuação de coletivos de compositores e produtores — tendência que vem de vertentes com sucessos estrondosos, como o sertanejo.