O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, anunciou nesta segunda-feira (4) a nomeação como ministro da Defesa de Luis Petri, ex-candidato a vice-presidente da aliança Juntos pela Mudança, cujo apoio foi chave para a vitória do libertário.

Petri, um advogado de 46 anos, assumirá o cargo em 10 de dezembro, dia da posse de Milei.

Este governante da província de Mendoza compôs a chapa da conservadora Patrícia Bullrich, que também apoiou Milei após ficar em terceiro lugar no primeiro turno presidencial e será ministra de Segurança.

“Assim, a chapa completa da Juntos pela Mudança ficou integrada ao governo do Liberdade Avança”, disse a assessoria de imprensa de Milei em um comunicado.

Bullrich e Petri forneceram individualmente apoio a Milei no segundo turno de 19 de novembro, em meio a fortes divisões dentro da coalizão de centro-direita que governou com o ex-presidente Mauricio Macri (2015-2019).

Petri agradeceu sua nomeação e prometeu “trabalhar em uma mudança que permita voltar a dar valor ao papel das nossas Forças Armadas. Orgulho de nosso país”, segundo mensagem na rede social X.

Milei, um libertário e ultraliberal, se propôs a reduzir drasticamente o gasto público e anunciou um forte corte na quantidade de ministérios.

mry/nn/dga/ic/mvv