O grupo americano Macy’s, que há anos enfrenta dificuldades, anunciou nesta terça-feira (27) que vai fechar 150 pontos de venda até 2026 para concentrar os seus investimentos nas suas marcas Bloomingdale’s e Bluemercury.

O grupo, dono da famosa loja de departamentos de mesmo nome, anunciou em janeiro que reduziria seu quadro de funcionários em 3,5%. De acordo com o seu relatório anual, empregava cerca de 94.500 pessoas e tinha com 722 lojas no final de 2022.

A nova estratégia busca inaugurar um “novo capítulo ousado” para devolver a empresa de 166 anos ao crescimento, afirmou o grupo em comunicado.

Cerca de 50 das 150 lojas que apresentam “mau desempenho” fecharão no final do corrente ano fiscal, disse a empresa, sem detalhar quantos funcionários seriam afetados.

A Macy’s concentrará seu investimento em cerca de 350 lojas e na expansão de pequeno porte.

As marcas de luxo Bloomingdale’s e Bluemercury apresentaram “melhor desempenho entre as do portfólio da Macy’s, Inc.”, segundo a empresa.

Como parte da sua estratégia, a empresa prevê abrir em mercados novos e nos já existentes “cerca de 15 lojas Bloomingdale’s, pelo menos 30 novas lojas Bluemercury e cerca de 30 remodelações” deste negócio de cosméticos, nos próximos três anos.

A empresa também publicou nesta terça-feira os resultados finais de 2023, nos quais registrou uma redução nas receitas e nos lucros.

A receita foi de US$ 23,1 bilhões (R$ 115 bilhões na cotação atual), uma queda de 5,5% em relação ao ano anterior, enquanto o lucro líquido foi de US$ 105 milhões (R$ 523 milhões), uma queda acentuada de 91%.

Nas transações eletrônicas antes da abertura da Bolsa de Valores de Nova York, as ações da Macy’s caíam 0,9%, para US$ 19,13 (R$ 95,29).

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