Geralmente, os mascotes dos grandes eventos como Copas do Mundo e Olimpíadas possuem forte ligação cultural com o país sede do evento. Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 não serão diferentes, a organização da próxima Olimpíada divulgou, na última terça-feira (15), quais serão os mascotes da edição francesa da maior competição esportiva do mundo.

Com objetivo de não seguir a linha usual e utilizar algum animal que habita ou possui ligação com o país, os franceses optaram por representar em forma de personagem outro símbolo nacional: “barretes frígios”, gorros vermelhos usados pela população durante a Revolução Francesa, em 1789.

AFP

Batizados de “Les Phryges”, os mascotes possuem as formas de gorros, que também chão chamados na França de “chapéus da liberdade”, como símbolo do regime republicano, o qual substituiu a monarquia no país europeu após a Revolução Francesa.

Divulgação/ Paris 2024

Apesar de ser considerado um símbolo da liberdade, o barrete frígio também foi usado em várias bandeiras como representação de um governo republicano. Mas antes disso, o uso do assessório era comum na Ásia, mais especificamente na Frígia, o que influenciou em seu nome, região onde hoje é parte do território da Turquia. No Brasil, a figura do barrete aparece, por exemplo, nas bandeiras do estado de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Amazonas, Bahia e Paraíba.

Para os franceses, talvez a representação desse símbolo familiar esteja na figura feminina, Marianne, que utiliza o gorro no quadro ‘A liberdade guiando o povo’, de Eugène Delacroix (1789-1863), o qual virou símbolo da luta pela liberdade, mas que é uma pintura representativa da Revolução de 1830, acontecimento histórico francês que ocorreu 41 anos depois da Revolução Francesa.

Além disso, o barrete frígio esteve presente em registros da construção da catedral de Notre-Dame de Paris em 1163, durante a construção da Torre Eiffel e durante os últimos Jogos de Paris, em 1924.

Presente na nota de Real

Um olhar mais atento para as cédulas de Real vai mostrar que o barrete frígio também está por lá. Quando a atual moeda corrente brasileira foi lançada, em 1994, a escolha da efígie da personagem republicana foi usada pelo Banco Central para estampar as notas. Logo acima da coroa de louros, ainda que pouco visível, está o gorro simbólico do governo republicano. Antes mesmo do Real, a figura do barrete frígio também estampou algumas moedas brasileiras.

Escolha do mascote

Durante o anúncio do mascote, a organização de Paris 2024 explicou que a escolha do barrete frígio foi baseada em todo conceito que o assessório representa para os francesa.

“O barrete frígio incorpora a capacidade que temos de, quando juntos, decidir coletivamente nos levantar para lutar pelo melhor”, disse Julie Matikhine, diretora de marca do comitê organizador de Paris.

AFP

Chamados de Phryge Olímpica e a Phryge Paralímpica, os mascotes serão a figura ilustrativa e comercial para a promoção dos jogos .As Olimpíadas de Paris serão realizadas de 26 de julho a 11 de agosto de 2024, e os Jogos Paralímpicos de 28 de agosto a 8 de setembro.