Felipe Massa voltou a falar sobre o escândalo do ‘Crashgate’ neste sábado, após declarações polêmicas de Toto Wolff e Helmut Marko. Hoje na Stock Car, o piloto brasileiro demonstrou estar confiante para um desfecho positivo em seu processo de reconhecimento do título mundial da Fórmula 1 em 2008, alegando uma “conspiração” dentro da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

“Espero que a FIA e a FOM (Formula One Management) de hoje sejam diferentes. As duas entidades têm a chance de provar isso, reparando os erros do passado, pelo bem do esporte”, disse Felipe Massa em entrevista para a Motorsport Brasil. A resposta do piloto veio após algumas provocações entre Toto Wolff, chefe da Mercedes, e Helmut Marko, dirigente da Red Bull.

Na sexta-feira, durante o treino livre de Cingapura, Wolff disse estar “acompanhando de perto” o caso de Massa, pois uma decisão positiva para o piloto brasileiro pode abrir um precedente para a Mercedes contestar o polêmico Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2021, que tirou o título de Lewis Hamilton e deu para Max Verstappen da Red Bull. Na época, a FIA reconheceu que errou, mas alega que esse é um assunto para o Tribunal Internacional de Apelação.

Em resposta, Marko cutucou Lewis Hamilton relembrando o título de 2008: “Foi terrível ver Massa comemorando por 20 segundos achando que havia conquistado o título no Brasil, e de repente tudo ‘desapareceu’… Adoraria vê-lo conquistar esse título, e Hamilton, para quem recordes não são tão importantes, teria então um título a menos”, disse o dirigente da Red Bull ao Kronen Zeitung, da Áustria.

Alheio à troca de farpas nos boxes de Cingapura, Felipe Massa acredita que as declarações deste final de semana são importantes para mostrar a importância da luta que o brasileiro vem travando na Justiça: “Acho que isso só mostra que estamos no caminho certo e que as pessoas na Fórmula 1 estão percebendo a seriedade e a importância do nosso caso”.

O ‘Crashgate’ ocorreu em setembro de 2008, no Grande Prêmio de Cingapura, e envolveu grandes figuras da Fórmula 1. Após uma sequência de resultados não satisfatórios nas pistas, o chefe da Renault, Flavio Briatore, coagiu o piloto brasileiro Nelsinho Piquet a bater o carro propositalmente, ocasionando o Safety Car que deu a vitória da corrida ao companheiro Fernando Alonso.

Apesar do escândalo ter ocorrido com a Renault, ele foi decisivo para o título do campeonato mundial daquele ano. Isso porque, com o acidente de Piquet, Massa entrou nos boxes para trocar os pneus e sofreu um incidente com a equipe, que lhe tirou da primeira posição para a 13ª. Se revogada a corrida de Cingapura em 2008, o brasileiro seria campeão da categoria, superando Hamilton.

“Como eu sempre disse, estou buscando a justiça, o meu sonho de criança, um título para toda uma nação, para os brasileiros. E para os tifosi (torcedores fanáticos da Ferrari) também. Essa é uma luta totalmente minha e da minha família, por isso fizemos de tudo para ter os melhores profissionais do mundo ao nosso lado”.