WASHINGTON, 12 JUL (ANSA) – O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (12) uma ajuda econômica adicional de US$ 1,7 bilhão à Ucrânia, alvo da invasão russa desde o último dia 24 de fevereiro.   

Em comunicado, a administração do presidente Joe Biden informou que o objetivo do novo pacote de ajuda é “aliviar os efeitos do grande déficit orçamentário causado pela brutal guerra de agressão do presidente da Rússia, Vladimir Putin”.   

A verba servirá para o pagamento dos salários de trabalhadores da área de saúde e fornecer outros serviços. “Esta assistência ajudará o governo democrático da Ucrânia a fornecer serviços essenciais ao povo” do país, disse a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen.   

Os novos fundos destinados a Kiev foram disponibilizados pela Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), pelo Departamento do Tesouro e do Banco Mundial, acrescenta a nota oficial da Usaid.   

Desde o início da guerra, os Estados Unidos já enviaram cerca de US$ 7,3 bilhões em auxílio financeiro para o governo de Volodymyr Zelensky.   

Segundo Yellen, “esta última contribuição de assistência econômica à Ucrânia é parte do compromisso do presidente Biden em apoiar o governo da Ucrânia enquanto defende a democracia do país contra a guerra não provocada e injustificável da Rússia”.   

(ANSA)