Nesta quinta-feira, dia 26, a Embaixada da República da Coreia reuniu um grupo de jornalistas na tradicional Casa de Portugal, que fica no bairro da Liberdade, reduto asiático na cidade de São Paulo.

O evento fez parte dos encerramentos das festividades pelos 60 anos de imigração coreana ao Brasil. Isso porque, em fevereiro de 1963, aportou em Santos (SP) o navio que trouxe os primeiros 103 coreanos ao território nacional.

Liderado pelo embaixador Lim Ki-mo, o almoço teve no cardápio pratos típicos da culinária coreana. Entusiasta da música brasileira, o embaixador fez um discurso curto e transformou o espaço em um karaokê ao cantar dois hits sertanejos brasileiros. E em português. Fora do palco, cantou vários versos de “Garçom”, de Reginaldo Rossi com a reportagem da IstoÉ.

As festividades seguem nesta sexta-feira, dia 27, data nacional coreana. Na mesma Casa de Portugal, em evento para convidados, estão programadas performances de danças K-Pop e apresentações musicais de clássicos brasileiros e coreanos, executados por músicos de ambos os países.

Também na sexta-feira às 10h, acontece o seminário de Cooperação de Bioindústria BrasilCoreia. Mais tarde, às 16h30, executivos coreanos vão discutir possíveis expansões de investimentos no Brasil.

Encerrando o evento, está planejado um campeonato de taekwondo no domingo, dia 29. O torneio acontece no ginásio Mauro Pinheiro.