19/10/2023 - 3:41
Elon Musk impôs uma taxa anual de US$ 1 para novos usuários de seu site de mídia social X para desbloquear recursos básicos, como postar ou compartilhar conteúdo – uma medida que o bilionário afirma ser a “única maneira” de derrotar contas automatizadas de bots de spam.
A empresa anteriormente conhecida como Twitter lançou o teste, apelidado de “Not a Bot”, na Nova Zelândia e nas Filipinas na noite de terça-feira.
Novos usuários nesses países são obrigados a verificar seus números de telefone e pagar pela capacidade de postar, interagir com outros usuários ou marcar postagens no site de mídia social em dificuldades.
“É a única maneira de combater bots sem bloquear usuários reais”, disse Musk . “Isso não impedirá completamente os bots, mas será 1000 vezes mais difícil manipular a plataforma.”
Os usuários existentes do X “não são afetados” pelo teste, de acordo com Musk. Novas contas que decidirem não pagar a taxa de US$ 1 por ano só poderão ler postagens, assistir a vídeos e seguir outras contas.
Em uma postagem separada, a conta do site de mídia social disse que a nova taxa “não é um gerador de lucro” para a empresa.
“Este novo teste foi desenvolvido para reforçar nossos esforços já bem-sucedidos para reduzir spam, manipulação de nossa plataforma e atividade de bot, ao mesmo tempo que equilibra a acessibilidade da plataforma com uma pequena taxa”, disse a empresa.
Starting today, we’re testing a new program (Not A Bot) in New Zealand and the Philippines. New, unverified accounts will be required to sign up for a $1 annual subscription to be able to post & interact with other posts. Within this test, existing users are not affected.
This…
— Support (@Support) October 17, 2023
O teste de taxas é o mais recente de uma série de movimentos controversos de Musk desde que ele comprou a empresa por colossais US$ 44 bilhões no outono passado – incluindo abandonar totalmente a marca Twitter em favor de um logotipo “X” em preto e branco e moderação de conteúdo mais flexível. práticas.
Só nas últimas semanas, Musk irritou os utilizadores ao ocultar manchetes e textos de artigos noticiosos e ao endossar contas conhecidas por serem “anti-semitas” e “tendenciosos” no meio da guerra de Israel com o Hamas.
Apesar da explicação de Musk para o teste, o plano atraiu ceticismo imediato de alguns usuários do X.
“Oi. Apenas US$ 1 para usar o Twitter. Vá em frente e confie em mim suas informações financeiras”, brincou Donald Moynihan, professor da Universidade de Georgetown, ao lado de uma foto de Musk.
A pesquisadora e crítica de criptomoeda Molly White afirmou que X estava passando de “liberdade de expressão” para “discurso de $ 1” para os usuários.
“Lol bots já estão pagando US$ 8/mês ou às vezes até US$ 1.000/mês por contas verificadas ou corporativas. Eles com certeza não vão se importar com US$ 1/ano”, disse Adam Cochran, sócio da Cinneamhain Ventures.
Musk, cujos interesses comerciais também incluem Tesla e SpaceX, procurou renovar o X como uma plataforma focada em assinaturas depois que anunciantes assustados fugiram do site em resposta à sua reformulação.
Em uma reunião no início deste mês, a CEO do X, Linda Yaccarino, contou aos credores bancários da empresa sobre os planos de testar um plano de serviço de assinatura de três níveis para usuários, informou a Reuters . Apesar das dificuldades de X, tanto Musk quanto Yaccarino afirmaram nos últimos meses que a empresa está perto de atingir o ponto de equilíbrio.
Atualmente, X cobra de seus assinantes premium US$ 8 por mês em troca de recursos como verificação de conta com “marca de seleção azul” e a capacidade de postar tweets e vídeos mais longos.