O atacante Endrick, considerado uma das grandes esperanças do futebol brasileiro, foi convocado pela primeira vez para a Seleção nesta segunda-feira (6), com apenas 17 anos, dentro de um elenco que não pode contar com o lesionado Neymar.

A joia do Palmeiras, que já foi negociado com o Real Madrid e chegará ao clube espanhol quando atingir a maioridade, em julho de 2024, terá a oportunidade de estrear pela seleção brasileira durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, contra a Colômbia, no dia 16 de novembro, em Barranquilla, e no clássico contra a Argentina, dia 21, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

“É um jogador que tem potencial para ser um daqueles grandes talentos. A gente não sabe se isso vai se confirmar ou não. A convocação não é uma pressão, é um prêmio, e também uma visão de futuro do que esse garoto pode ser”, disse o técnico Fernando Diniz em entrevista coletiva.

Endrick marcou três gols nos dois últimos jogos do Campeonato Brasileiro pelo Palmeiras.

Ele foi o destaque da incrível virada contra o líder Botafogo na quarta-feira, marcando dois gols na vitória por 4 a 3 de seu time, que havia ido para o intervalo perdendo por 3 a 0.

Aos 17 anos e três meses, ele é o mais jovem a ser convocado para a seleção brasileira desde Ronaldo, em 1994.

“Um menino nascido em 2006 conseguir produzir o que ele produz há muito tempo, me chama muita a atenção. E nesse momento especifico da convocação, ele vive seu melhor momento, jogando contra grandes equipes daqui do Brasil”, resumiu Diniz, que se sagrou campeão da Copa Libertadores no sábado pelo Fluminense.

Na ausência de Neymar, o ataque da Seleção foi amplamente reformulado.

Diniz também convocou pela primeira vez João Pedro, de 22 anos, que vem tendo um bom início de temporada no Brighton, da Inglaterra, além de Paulinho, de 23 anos e jogador do Atlético-MG, e Pepê, de 26, do Porto.

Uma das principais surpresas é a ausência de Richarlison (Tottenham), centroavante titular da seleção brasileira durante a Copa do Mundo de 2022, no Catar.

Já ausente nos dois últimos jogos, o meia Paquetá ainda não foi reconvocado, devido a uma investigação da Federação Inglesa por possíveis violações dos regulamentos de apostas esportivas.

A Seleção não teve bom desempenho nas últimas duas rodadas das Eliminatórias, no mês passado, com um empate em casa (1-1) contra a Venezuela e uma derrota por 2 a 0 para o Uruguai, em Montevidéu.

Nesse revés contra a ‘Celeste’, Neymar sofreu uma lesão séria no joelho. O camisa 10 da Seleção passou por uma cirurgia na última quinta-feira e deverá ficar afastado dos gramados por muitos meses.

Outro destaque da seleção brasileira, o capitão Casemiro, meio-campista do Manchester United, se lesionou na quarta-feira contra o Newcastle, em jogo da Copa da Inglaterra (derrota por 3 a 0) e ficará indisponível por “várias semanas”, segundo seu clube.

– Lista de convocados da seleção brasileira:

Goleiros: Alisson (Liverpool/ING), Ederson (Manchester City/ING), Lucas Perri (Botafogo)

Defensores: Emerson Royal (Tottenham/ING), Carlos Augusto (Inter de Milão/ITA), Renan Lodi (Olympique de Marselha/FRA), Bremer (Juventus, ITA), Gabriel Magalhães (Arsenal/ING), Marquinhos (PSG, FRA), Nino (Fluminense)

Meias: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle/ING), Douglas Luiz (Aston Villa/ING), Joeliton (Newcastle/ING), Raphael Veiga (Palmeiras), Rodrygo (Real Madrid/ESP)

Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Jesus (Arsenal/ING), Gabriel Martinelli (Arsenal/ING), João Pedro (Brighton/ING), Paulinho (Atlético-MG), Pepê (Porto/POR), Raphinha (Barcelone/ESP) Vinicius Jr (Real Madrid/ESP).

lg/aam/rpr

TOTTENHAM HOTSPUR

MANCHESTER UNITED

JUVENTUS FOOTBALL CLUB