As forças militares dos Estados Unidos e seus aliados destruíram 15 drones lançados pelos rebeldes huthis do Iêmen, apoiados pelo Irã, no Mar Vermelho e no Golfo de Áden, informou neste sábado (9) o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) para o Oriente Médio.

Este ataque de drones de “grande escala” constitui “uma ameaça iminente aos navios mercantes, à Marinha dos EUA e às embarcações da coalizão na região”, declarou. Por esta razão, navios de guerra e aeronaves da aliança os derrubaram, acrescentou o Centcom em publicação na rede social X.

Este é um dos ataques mais importantes dos rebeldes do Iêmen desde que iniciaram, em novembro, suas ofensivas contra navios que transitam no Mar Vermelho, uma área estratégica para o comércio mundial, em “solidariedade” aos palestinos da Faixa de Gaza, onde Israel está em guerra contra o grupo islamista Hamas.

“Estas iniciativas foram tomadas para proteger a liberdade de navegação e tornar as águas internacionais mais seguras”, afirmou o Centcom.

Diante da multiplicação dos ataques dos huthis, os Estados Unidos anunciaram em dezembro uma iniciativa para reforçar a segurança marítima no Mar Vermelho, por onde transita 12% do comércio mundial.

bur-it/es/pc/yr