Considerada a segunda maior economia europeia, a França é o sétimo maior importador do mundo e estará de portas abertas para novos produtos brasileiros em outubro. Depois de dois anos, o país volta a promover a maior feira de alimentos e bebidas do mundo: SIAL Paris, em 2022. O evento vai reunir mais de 150 mil visitantes de 110 países, dentre produtores, importadores, compradores e varejistas.

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De olho nessa oportunidade, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) promove a Missão Comercial SIAL Paris 2022, entre 14 e 19 de outubro, na qual lidera mais de 100 micros e pequenos empresários, que representam Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. A iniciativa pode render mais de R$200 milhões em exportações nos 12 meses seguintes e é realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A seguir, explicamos porque empresários devem investir no comércio entre Brasil e França:

1 – Brasil e França são parceiros a longo prazo

Segundo levantamento feito pelas Aduaneiras Francesas e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o Brasil é de longe o maior parceiro comercial da França na América Latina, com 21% do comércio.

Mais de 500 empresas francesas são estabelecidas diretamente no Brasil e empregam mais de 250.000 pessoas. O comércio total entre os dois países já ultrapassou 6,5 bilhões de dólares em 2009.

2 – A França é um país exigente e influente na Europa

No ramo alimentício, a França se consolida internacionalmente como um espaço diversificado, concorrido, exigente e inovador. Ao se capacitar para buscar negócios no país e conquistar clientes e parceiros franceses, empresários brasileiros se enquadram em um alto padrão e acessam outros mercados no território europeu com mais facilidade.

3 – Produtos brasileiros estão cada vez mais qualificados para o mundo

No primeiro semestre de 2022, as vendas da indústria brasileira de alimentos cresceram cerca de 3,2% e a produção também aumentou 2,6%. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), um dos fatores para esse resultado são as exportações, que atingiram US$ 27 bilhões no primeiro semestre, 30,5% acima do mesmo período de 2021. Em volume, o avanço foi de 0,4%.

Entre os principais produtos exportados estão as proteínas animais, farelos, açúcares, óleos e gorduras.

4 – O setor de alimentos é o maior empregador na indústria brasileira

A indústria de alimentos também registrou crescimento na força de trabalho em 2022. O número de pessoas ocupadas no setor de janeiro a junho desse ano subiu 1,6% em relação ao mesmo período de 2021. Foram 36,8 mil postos de trabalho a mais.

Missão Comercial SIAL Paris abre portas na França e no mundo

Com a CNI, empresários vão conhecer a realidade do comércio exterior na prática ao participar da Missão Comercial SIAL Paris 2022, que visa proporcionar oportunidades de exportação e investimentos.

A programação é composta por um seminário preparatório, cinco horas de assessoria especializada do Ajude Aqui para sanar dúvidas sobre comércio exterior, circuitos guiados na feira, visitas técnicas e rodadas de negócios.

O que é a Rede CIN

Coordenada nacionalmente pela CNI, a Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços customizados a suas necessidades.

Presente nas 26 federações de indústria dos estados e no Distrito Federal, ela conta com especialistas de comércio exterior que desenvolvem soluções encadeadas e complementares para os diversos níveis de maturidade das empresas brasileiras.

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